Você já ficou atento com algum sinal diferente da boca? É bom ficar atento, pois pode ser que ela esteja com câncer labial. A doença surge principalmente devido a exposição exagerada aos raios ultravioletas e também ao tabagismo, mas com um diagnóstico precoce, a chance de cura é grande.
Quem afirma é o cirurgião especialista na cabeça e pescoço, Dr. Rogério Dedivitis, que explica que o câncer no lábio se desenvolve através da exposição exagerada aos raios ultravioletas (UV) e também faz o alerta quanto ao tabagismo e até mesmo ao consumo exagerado álcool.
“Pessoas que fumam têm dez vezes mais chances de desenvolver algum tipo de câncer bucal. Se associado ao consumo de álcool em excesso, apresenta altos índices de manifestação da doença”, explica.
De acordo com o médico, o câncer de lábio costuma ter maior probabilidade de aparecimento em pessoas a partir dos 40 anos e os homens são os mais afetados pelo surgimento da doença. “Isso ocorre devido ao sexo masculino se expor de forma mais recorrente e inadequada aos fatores de risco, enquanto as mulheres utilizam meios de prevenção como: Protetor solar e cosméticos labiais”.
Sintomas
Os sintomas podem variar, dependendo de diversos fatores como o estágio da doença e histórico do paciente. Eles podem aparecer de forma conjunta ou isolados. Por isso, é necessário ficar atento e procurar um especialista. Os sintomas mais comuns são:
- Úlcera nos lábios;
- Manchas avermelhadas ou brancas surgindo nos lábios;
- Tais lesões não cicatrizam por mais de 15 dias.
No surgimento de lesões com as características acima, o paciente deve procurar a atenção de um médico cirurgião de cabeça e pescoço, que fará o tratamento adequado de acordo com o estágio da doença.
O câncer de lábio pode ser tratado com o diagnóstico precoce, por isso mantenha sempre suas consultas em dia e visite o médico ao notar alguma alteração no local.