Nesta quarta-feira, (24), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Guarujá, começa a atuar em parceria com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), para reforçar o atendimento às vítimas de afogamento nas praias da cidade. Uma viatura ficará posicionada na Praça Horácio Lafer, na Praia da Enseada, onde funicona a base do GBmar. Além dela, duas motocicletas também estarão atuando nas orlas das principais praias do Município.
A medida garante mais agilidade no atendimento pré-hospitalar, dando suporte imediato às vítimas resgatadas no mar. Sempre que houver uma ocorrência de afogamento, as equipes do GBMar farão o resgate e contarão com o apoio direto do Samu no local.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
Os profissionais realizarão o primeiro atendimento ainda na areia e, caso necessário, providenciarão a remoção rápida da vítima para uma unidade de saúde. De acordo com o coordenador do Samu de Guarujá, Marcelo Valentim, a integração entre as equipes é fundamental neste período. “O verão exige uma atuação ainda mais preparada. Estar ao lado do GBMar permite que o atendimento comece imediatamente após o resgate, com equipe médica e equipamentos adequados. É uma estratégia que vai garantir mais segurança e eficiência no socorro às vítimas”, destaca.
Iniciativa se soma ao Ciclo Samu
Além da destinação de uma viatura para o trabalho conjunto ao GMBar, outra novidade passará a acontecer no próximo sábado (27): o Ciclo Samu. Nele, os profissionais do Samu passarão a realizar atendimento nas orlas também com bicicletas. A iniciativa foi idealizada considerando a dificuldade de deslocamento no trânsito, devido ao aumento do número de veículos na cidade.



