Santos anuncia a abertura de inscrições para concurso de 200 vagas para a Guarda Municipal

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Santos

Após anúncio feito pelo prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB), a Prefeitura confirmou a abertura de inscrições para o concurso público para a Guarda Civil Municipal (GCM). São 200 vagas para o cargo de GCM I, com salários de R$ 3.032,73 e jornada de trabalho de 40 horas semanais.

De acordo com a administração, o edital foi publicado na edição de quarta-feira (13/09) do Diário Oficial do Município. Já as inscrições começam a partir da próxima segunda-feira (18/09), no site do Instituto Mais. O prazo final é até às 17h do dia 19 de outubro.

A taxa de inscrição é de R$ 57, mas as pessoas que comprovem estar desempregadas, que tenham renda mensal de, no máximo, um salário-mínimo ou que tenha feito pelo menos duas doações de sangue em Santos, dentro do período de 12 meses, podem pedir isenção do pagamento da taxa nos dias 18 e 19 de setembro, no formulário disponível no site do Instituto Mais.

Requisitos

Os interessados em participar do concurso têm que ter 18 anos até a data da posse, ter Ensino Médio completo e Carteira Nacional de Habilitação com registro dentro do prazo de validade, que permita a condução de veículos automotores (motos e/ou automóveis), não possuir antecedentes criminais e ter altura mínima de 1,65m para homens ou 1,58m para mulheres.

Do total de vagas, 20 são reservadas para pessoas com deficiência e 40 para pessoas negras.

Fases da prova

Na primeira etapa do concurso, prevista para ocorrer no dia 3 de dezembro, haverá prova objetiva e redação. A prova, de caráter eliminatório e classificatório, constará de questões de múltipla escolha, sobre Língua Portuguesa, Matemática, conhecimentos básicos de Legislação Municipal e conhecimentos específicos.

Já na redação, o candidato fará um relatório de ocorrência, de 20  a 30 linhas, sobre conhecimentos específicos do cargo sobre o tema proposto.

A segunda fase do concurso será composta por prova de aptidão física, com aferição da altura. Já na última etapa, haverá avaliação psicológica para verificar se o candidato tem o perfil exigido para o cargo e para o porte e uso de arma de fogo . A previsão é de que os aprovados sejam chamados entre abril e maio do próximo ano. Com isso, ao final do processo, a corporação passa a contar com efetivo de 696 guardas.

O concurso público tem a validade de um ano, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período a contar da data da homologação do resultado final.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS