Santos divulga programação do Dia da Consciência Negra

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Santos

Novembro é o mês dedicado para refletir e discutir ações para a garantia dos direitos e do respeito com a população negra. Santos divulgou uma extensa programação para celebrar o mês da Consciência Negra. As atividades começam nesta quinta-feira (09/11), com o Festival Santos Arte Preta.

De acordo com a prefeitura, diversas atividades gratuitas serão realizadas nas policlínicase o tema deste ano é a ‘Busca e a Implementação de Políticas Públicas Referentes à Comunidade Negra de Santos’.

De acordo com a vice-prefeita e titular da Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (Semulher), Renata Bravo, o objetivo do trabalho é eliminar o preconceito e a missão é fazer com que Santos seja uma cidade justa e igualitária. “Temos que educar, sensibilizar e envolver toda sociedade nesta luta contra o racismo e a programação do Mês da Consciência Negra tem papel fundamental nesse fortalecimento da promoção da igualdade”.

Já o coordenador de Promoção de Igualdade Racial da Prefeitura, Ivo Miguel Evangelista Santos, explica que a programação tem o poder de conscientizar não só áreas específicas, mas os munícipes em geral. “As atividades oferecidas não só visam a divulgação efetiva das políticas públicas na área da saúde, educação e afroempreendedorismo, por exemplo, mas também levam informação para a comunidade como um todo. Celebramos oficialmente no mês de novembro, mas em Santos estendemos a conscientização durante o ano todo”.

Saúde e educação

A programação também abrange escolas da rede de municipal de ensino, com atividades culturais e de conscientização de forma didática e interativa. O calendário contempla o mês de novembro, tendo início no 1º dia, com a exposição de enciclopédias.

Entre as ações, estão amostras de obras literárias, estudos do meio sobre o protagonismo negro, roteiros étnicos, oficinas, visitas ao Museu do Café e formação de professores de Educação Infantil sobre a cultura africana e indígena na sala de aula.

Até o final do mês, as policlínicas de Santos intensificarão, para pacientes que se autodeclaram negros e pardos, a realização do exame eletroforese de hemoglobina, que identifica a anemia falciforme, mutação genética que tem mais incidência nessa população, e o exame de glicose-6-fosfato desidrogenase, cuja deficiência é mais comum em afrodescendentes.

Também será realizado o exame de sangue completo com plaquetas; colesterol total e frações; ureia e creatinina (para avaliação da função renal). Para homens, mulheres trans e travestis acima de 45 anos, será feito o PSA, cujo resultado alterado pode ser indício de câncer de próstata.

E no dia 20 de novembro, na Praça Palmares, a partir das 11h, durante a homenagem oficial a Zumbi dos Palmares, será realizada a aferição de pressão arterial e aplicação de doses da vacina contra a covid-19 e gripe. É importante que o público leve a carteirinha de vacinação da covid-19.

A programação completa do mês da Consciência Negra em Santos pode ser conferida neste link.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS