Santos entra na moda do “É cor de rosa choque”, para alertar contra o câncer de mama

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Santos

Em Santos, por onde o munícipe ou turista for andar vai se deparar com a cor de rosa. A iniciativa implantada em vários equipamentos públicos tem como objetivo, alertar para a prevenção contra o câncer de mama, em alusão a campanha do Outubro Rosa.

Segundo a administração, Santos é a cidade brasileira pioneira nas comemorações do Outubro Rosa. Por isso para chamar a atenção e reforçar a necessidade das mulheres se protegerem, os monumentos, imóveis e estruturas urbanas resolveram se ‘vestir’ dessa cor para alertar a população feminina sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer de mama. Este ano, o lema da campanha de caráter internacional é ‘Informar para proteger. Cuidar para viver’.

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Santos

Encontram-se com iluminação rosa o Palácio José Bonifácio, sede da Prefeitura; palmeiras da Avenida Ana Costa; Praça das Bandeiras, Monumento Rodoviário Santos-São Vicente, o marco dos tambores, na Zona Noroeste; Pinacoteca Benedicto Calixto e o Viaduto Paulo Gomes Barbosa.

A iluminação especial será mantida até o próximo dia 31, quando o alerta visual da campanha será desativado. No entanto, as ações de conscientização, prevenção e detecção da doença prosseguem na rede de saúde do Município. 

Ações ao longo do mês

Segundo a prefeitura, um dos destaques da programação especial para conscientizar e manter a população em alerta sobre a doença é a 12ª Caminhada Outubro Rosa, neste domingo (15/10), com participação da bateria da União Imperial. A concentração será em frente ao Aquário Municipal (Praça Luiz La Scala s/nº, Ponta da Praia), a partir das 11 horas.

Entre as principais ações estão ainda a realização de 500 mamografias a mais para agendamento ao longo do mês de outubro e realização até novembro no Complexo Hospitalar dos Estivadores. Haverá ainda intensificação da coleta de papanicolau. O agendamento deve ser feito pelo 0800-0130013, Whatsapp (13) 3512-0910 ou na policlínica. É preciso ter o encaminhamento da unidade de saúde.

Também está marcado o Dia D para 21 de outubro, quando todas as policlínicas ficarão abertas das 9h às 15h30 para agendamento de mamografias, coleta de papanicolau e ações de saúde e bem-estar e autoestima. Confira a programação completa.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS