O bairro da Caneleira, em Santos, passou por uma série de obras nos últimos meses. O objetivo principal foi garantir a preservação de moradias contras as enchentes e deslizamentos de terra. Por isso, na quarta-feira (13/09), foram finalizados os serviços na Rua Sebastião de Castro Rios e no Morro da Cachoeira.
Segundo a prefeitura, na Rua Sebastião de Castro Rios, aconteceu o asfaltamento do trecho entre a Avenida Nossa Senhora de Fátima e Orivaldo de Souza Rocha. Também ocorreram os serviços de obras de assentamento de uma galeria. A ideia é ampliar a capacidade de escoamento das águas pluviais nessa área da Zona Noroeste de Santos.
No local, junto ao Morro da Caneleira, foi instalada uma nova galeria em concreto pré-moldado, com 1,50m de largura e 1,5 m de altura, e a via foi liberada na quinta-feira (14/09) para o trânsito de veículos.
De acordo com a administração, a obra visa minimizar o risco de alagamento, já que a área, por receber grande fluxo de água do Morro da Caneleira, apresentava alagamentos em períodos de fortes chuvas, situação agravada quando da ocorrência simultânea de maré alta, afirmou o responsável pela supervisão dos trabalhos da Secretaria de Serviços Públicos, Almir Rodrigues Frade.
Conforme explicou, o estrangulamento antes existente na rede, na junção da Sebastião Brasil com o Caminho do Tetéu, dificultava a captação do volume de água. “O assentamento da nova galeria melhora o escoamento pluvial, reduzindo as possibilidades de alagamento nesse trecho.”
Morro com serviço concluído
No Morro da Cachoeira, que fica na região do bairro Caneleira, foram concluídos os trabalhos de contenção e drenagem, executada no talude que parte da Alameda Pref. José Gomes, próximo ao ponto de ônibus, em direção ao topo do morro.
Segundo a prefeitura, a intervenção, a cargo da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi), é mais uma obra para garantir a segurança nos morros de Santos, beneficiando tanto os moradores, como quem transita pelo local.
A Alameda Prefeito José Gomes passa pelo Morro Cachoeira e termina no bairro Caneleira, na Zona Noroeste de Santos. Parte integrante do sistema de interligação entre a Zona Leste e Zona Noroeste da cidade, pelos morros, é continuação da Rua Torquato Dias, e uma das principais vias do Morro da Nova Cintra.