RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Santos forma 65 pessoas em cursos de educação ambiental e economia criativa

Temporada do morango impulsiona turismo e economia em Jundiaí
Foto: Francisco Arrais

A transformação e inclusão social através do compromisso com a sustentabilidade e da capacitação profissional foi celebrada em Santos com a formatura de 65 pessoas em cursos voltados a educação ambiental e economia criativa.

A cerimônia de certificação, aconteceu na Sala Princesa Isabel, nesta quinta-feira (17), no Paço Municipal, com bolsistas dos cursos dos programas Zeladoria Ambiental e Ocupa Ecofábrica. 

A solenidade marcou o encerramento de dois programas de qualificação que têm transformado vidas por meio da educação ambiental e da formação profissional voltada à economia criativa e à sustentabilidade. Com a presença de familiares, gestores públicos, representantes de empresas parceiras e convidados, o evento celebrou a conquista de 65 formandos. 

Zeladoria

O curso de Zeladoria Ambiental, que teve apoio da Deicmar, teve 25 bolsistas selecionados a partir de projetos sociais e ambientais. Eles tiveram aulas práticas e teóricas, ministradas pela Agência Pituri em locais como a Ecofábrica Rivaldo dos Santos Almeida e o Parque dos Mangues, além de receber auxílio de R$ 800,00 por mês.

Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram

  Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo

  Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos

Agora, estão capacitados para atuar em limpeza, paisagismo e manutenção das áreas verdes públicas, com foco em práticas ambientais e sociais.

Ecofábrica

Já o projeto Ocupa Ecofábrica teve a participação de 40 bolsistas, realizado através da parceria com a Terra Santos, distribuídos entre as oficinas de alvenaria, marcenaria, serralheria, moda sustentável e horta/compostagem, com coordenação da Pituri.

Os cursos foram realizados em equipamentos como a Ecofábrica e o Parque dos Mangues, promovendo aulas práticas e teóricas com foco em sustentabilidade, práticas ambientais e demandas do mercado local.

Oportunidades

Na cerimônia, o prefeito Rogério Santos reforçou o papel social da capacitação. “Vivemos num país cheio de desigualdades. A melhor forma de mudar essa realidade é com oportunidade. Ver vocês aqui, recebendo esse certificado, é um motivo de orgulho para toda a Cidade”.

O secretário de Prefeituras Regionais, Rivaldo Santos, lembrou a trajetória da Ecofábrica da Zona Noroeste “Hoje a Ecofábrica é uma realidade. Gera oportunidade, capacitação e está ajudando a recuperar os manguezais. Mas nada disso seria possível sem a ajuda da comunidade, do governo e dos nossos parceiros”.

Rivaldo ainda lembrou uma passagem tocante no início dos projetos: “teve um senhor que não tinha nem sapato. Quando recebeu a bota de trabalho, ficou emocionado, porque nunca tinha ganhado um uniforme na vida. Isso é dignidade. Isso transforma vidas”.

Histórias

Com forte carga simbólica, a formatura também colocou mais um ponto nas histórias de superação dos participantes, além de destacar Santos em mais um programa de políticas públicas integradas, que unem desenvolvimento econômico, preservação ambiental e transformação social.

Histórias como a de José Alvarez, morador da Encruzilhada, que participou da oficina de marcenaria. “Foi uma integração com o pessoal. Depois que a gente se aposenta, é importante ocupar a mente. Conheci novas pessoas, fiz novas amizades”.

Regiane Pequeno Ortiz, do Saboó, também cursou marcenaria e aprovou a experiência. “Foi muito proveitoso. Gostaria que continuasse. Pretendo usar o que aprendi para mim, no meu dia-a-dia.”

Já Eliane Silva Santana, do São Jorge, se encantou com o curso de moda sustentável. “O que muitos jogam fora a gente pode reaproveitar e fazer muitas coisas. Agora, quero fazer horta e compostagem também. Já trabalho com artesanato e penso em empreender”.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS