A Prefeitura de Santos anunciou que o canal da Avenida Campos Sales, na altura da Rua Dr. Cochrane, no bairro Vila Nova, vai ganhar dois novos pontilhões. A estrutura terá maior capacidade de carga, em substituição às estruturas hoje existentes, garantindo mais segurança para o trânsito de veículos pesados.
Segundo a administração, atualmente, um dos pontilhões já se encontra interditado para o tráfego em razão das obras de implantação da Linha 2 do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que passará ao lado das estruturas.
O pontilhão que direciona o trânsito sentido Canal 1 terá 105m², enquanto o outro, com fluxo de veículos em direção à Bacia do Mercado, 189m². O secretário de Serviços Públicos, Wagner Ramos, dá detalhes desta nova intervenção.
“Eles serão construídos em laje alveolar protendida, pré-fabricada, que permite execução mais rápida, com a mesma qualidade e segurança, de forma a minimizar os impactos no trânsito.”
A laje protendida possibilita vãos com maior distância entre os pilares, não necessita de escoramento e diminui deformações e fissuras, resultando em aumento da capacidade de carga.
Etapas
Os serviços de demolição e construção dos pontilhões, a cargo da Engeterpa, terão início com a construção do berço (fundação) em concreto armado, seguindo-se o posicionamento da laje. O prazo contratual é de oito meses, a contar da data da emissão da Ordem de Serviço, o que ocorrerá nas próximas semanas, seguindo-se a instalação do canteiro de obras.
“Na sequência, será providenciada a camada de consolidação, com a colocação de uma capa de concreto armado, finalizando os serviços com a pavimentação e pintura da sinalização horizontal”, prosseguiu o secretário, lembrando que o acompanhamento e supervisão das obras estarão a cargo de engenheiros da Seserp.
O projeto prevê remoção de 236,5m de guia; demolição de 200,5m de sarjetas, 480m² de calçadas em concreto e 356m² de pavimento asfáltico, com fresagem (remoção do asfalto antigo) em 898,5m². Serão instalados 234,5m de novas guias e haverá a construção de 238,5m de sarjeta de concreto, moldada no local, além da execução de 495m² de calçadas em concreto desempenado (nivelado com desempenadeira).
Os pontilhões receberão 356m² de pavimentação asfáltica, aplicando-se mais 898,5m² no entorno dessas construções. Serão criadas ainda 10 rampas de acessibilidade e reconstruídas seis bocas de lobo, com troca da grelha em três dessas unidades. Para completar, haverá o renivelamento da tampa de três poços de visita.