A Avenida Álvaro Guimarães é um dos corredores comerciais mais importantes da Zona Noroeste de Santos. As obras de revitalização começaram e nesta semana teve início o serviço de implantação de novas calçadas, com o objetivo de melhorar a segurança e o tráfego de pedestres.
Segundo a prefeitura, as intervenções no trecho do Rádio Clube estão ocorrendo no lado ímpar, entre as vias Hugo Maia e Kleiber Facundo Leite. A concretagem já foi finalizada nesse trecho de aproximadamente 200m, que depois receberá faixa em mosaico português e serviços de paisagismo.
Também se encontram em fase adiantada as melhorias no sistema de drenagem da avenida, no trecho entre a Hugo Maia e a Praça Jerônimo La Terza, de acordo com o técnico em edificações Daniel Vinícius dos Santos, da Secretaria de Serviços Públicos, responsável pelo acompanhamento e supervisão das obras.
“Esta semana será providenciada a ligação desse segmento da rede no canal da Hugo Maia”, afirmou. Ele também lembra que serão construídas duas bocas de lobo, a serem interligadas ao poço de visita existente nesse ponto. Além disso, ocorrem as melhorias na drenagem e pavimentação, para tornar a área mais atraente a investimentos e à geração de empregos.
Entenda o projeto
O projeto de revitalização da Prefeitura envolve o trecho entre as praças Jerônimo La Terza e José de Oliveira Lopes, com a substituição de um total de 6.259m² de passeios, obedecendo ao padrão do Programa Calçada para Todos, que possibilitará melhorias na trafegabilidade e na acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. Também serão criadas faixas elevadas nas travessias, oferecendo mais conforto e segurança aos pedestres.
A Avenida Álvaro Guimarães é a principal interligação do Rádio Clube com o bairro Castelo e contará com nova pavimentação nos 900m entre as praças Jerônimo La Terza e José de Oliveira Lopes, totalizando 7.422m². O projeto de revitalização, incluindo paisagismo, foi desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e o prazo de conclusão é de 18 meses.
Para melhorar o sistema de microdrenagem, serão instalados, ao todo, 41 bocas de lobo, 16 poços de visita, 134m de novos ramais de captação e substituição de toda a tubulação da rede central, em um total de 592m, permitindo melhor escoamento das águas pluviais.
O paisagismo também será reconfigurado, com a execução de grama e forrações em 692m² e plantio de 51 árvores ornamentais regionais. Além disso, a avenida ganhará bolsões e baias para a parada de ônibus, além de novo mobiliário urbano como bancos e lixeiras, garantindo uma nova identidade visual para essa região da Zona Noroeste.
Andamento da obra
De acordo com o técnico em edificações Daniel Vinícius dos Santos, já foi concluído o serviço de infraestrutura nas ruas Aniz Tranjan, Pádua Sales e Celestino Bourroul, que atravessam a Álvaro Guimarães, no trecho entre as vias Hugo Maia e Nilo Rodrigues Paz.
A Rua Aniz Tranjan ganhou 219m de guias e igual metragem de sarjetas, 771m² de calçadas acessíveis e 818m² de asfalto, enquanto a Pádua Sales, 110m de guias e de sarjetas, 451,93m² de calçadas acessíveis e 389m² de revestimento asfáltico. Já na Rua Celestino Bourroul foram 109m de guias e de sarjetas, 327m² de calçadas e 369,60m² de novo asfalto.
Também já foram instalados cerca de 44m de tubulação de 500mm de diâmetro na Álvaro Guimarães, entre a Kleiber Facundo Leite e a Jerônimo La Terza; 70m de tubulação de 800mm entre as vias Hugo Maia e Romeu La Scala, e outros 125m, aproximadamente, de tubulação de 600mm entre a Romeu La Scala e a Kleiber Facundo Leite.
O projeto da Prefeitura prevê ainda a colocação de 600m de tubulação de concreto com 800 milímetros e outros 210m, de 600mm, para reforçar a drenagem do canal da Avenida Hugo Maia, sentido Praça Jerônimo La Terza.
Já o trecho da Hugo Maia, sentido da Rua Prof. Celestino Bourroul, terá 206m de tubulação com 800mm e outros 143m com 600mm de diâmetro.