Santos promove o ‘Dia D’ de combate ao câncer bucal

Créditos. Divulgação/Prefeitura de Santos

Se há algo errado na boca, é bom ficar esperto, pois pode ser câncer bucal. Como forma de prevenir e orientar a população, foi criada a Campanha Novembro Vermelho e em Santos, será realizado neste sábado (11/11), o ‘Dia D de Combate ao Câncer Bucal’. Quatro pontos vão atender a população das 9h às 15h.

Segundo a prefeitura, o foco da campanha é ensinar a população a suspeitar do câncer bucal para que seja tratado o mais cedo possível. Para isso, profissionais de odontologia ensinarão a fazer o autoexame da cavidade oral e do pescoço.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), mais de 6,3 mil pessoas morreram no Brasil no ano de 2021 em virtude do câncer de boca.

“A iniciativa surgiu com a necessidade de informar a população sobre a importância do diagnóstico precoce de câncer bucal. Quando diagnosticado na fase inicial, além de mitigar danos e sequelas à saúde do indivíduo, aumentam a chance de cura. A saúde da boca tem total importância para o bem-estar físico e mental do cidadão”, afirma a dentista do Departamento de Atenção Primária à Saúde, Sandra Mara de Oliveira Gonçalves

As tendas serão armadas na Praça Abílio Rodrigues Paz (BNH-Aparecida), Jardim Botânico Chico Mendes (Rua João Fraccaroli s/nº, Bom Retiro), Novo Quebra-Mar (emissário submarino – orla do José Menino) e na Concha Acústica Vicente de Carvalho (orla do Gonzaga, ao lado do canal 3). Este último terá uma van odontológica para avaliação dos interessados.

“Queremos cada dia mais promover saúde e é muito importante que a população tenha esse olhar para si, para o autocuidado. O autoexame é tão difundido em relação ao câncer de mama, mas é importante que façamos o mesmo para todas as demais doenças”, afirma o secretário de Saúde, Adriano Catapreta.

O autoexame

Para realizar o autoexame é preciso observar todas as regiões da boca (lábios, gengiva, bochecha, língua etc.) e apalpar o pescoço. Caso seja observada alguma alteração, deve-se ir à policlínica de referência do local de moradia para relatar o problema, ou às unidades de pronto atendimento (UPAs).

O câncer de boca geralmente aparece com uma úlcera, uma ferida que no início não dói, mas não cicatriza. Pode aparecer também no formato de caroços, áreas dormentes, inchaços, sangramentos, dores e manchas coloridas na parte interna da boca ou lábios.

Qualquer ferida na boca que permaneça por mais de 21 dias deve ser examinada por um cirurgião dentista ou um médico. Todas as policlínicas da Prefeitura de Santos realizam a prevenção, orientação e diagnóstico do câncer bucal.

Para mais informações clique aqui.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS