O Morro Santa Maria, em Santos, está passando por obras de contenção de trecho da encosta nesta semana. O objetivo é evitar novas ocorrências de deslizamento de terra. A fase da vez é realizar a perfuração, em solo e em rocha, para a fixação de chumbadores. Com eles, haverá a garantia de estabilidade em 2.740m² da área conhecida como Carvoeiro.
Segundo a administração, o projeto abrange também a reestruturação do sistema de drenagem na parte denominada Caminho Particular. Nestes trabalhos serão fixados 16.402m de chumbadores para solo, com peso total de 40.447kg, e mais 6.561m para rocha, com 16.179kg, de acordo com o engenheiro civil Carlos Barros, da Secretaria de Serviços Públicos.
De acordo com ele, as condições geométricas da área não permitem a execução de terraplenagem e a construção de taludes para a contenção da encosta.
“A solução encontrada foi o grampeamento do solo, com posterior revestimento de grama armada, cuja fixação é feita por meio de telas colocadas sobre placas de vegetação, devidamente presas na superfície da encosta.”
Essas telas, revestidas por placas de grama sintética, têm a função de melhorar a segurança do talude, garantindo um revestimento eficaz para a encosta, prosseguiu o engenheiro. Isso porque as águas de chuva percorrem o barranco de forma mais rápida, deixando-o menos úmido, reduzindo o peso e, consequentemente, o risco de movimentação da terra por gravidade.
Entenda o projeto
O projeto de estabilização da encosta também envolve a construção, no Caminho Particular, de um sistema de captação e condução de águas pluviais, constituído por 646m de canaletas. Esse trecho do Santa Maria é isolado, conta com poucas residências e o acesso é pelo Morro do Saboó.