Neste sábado (9), das 11h às 15h, Santos segue com o ‘Fique Sabendo’, iniciativa que faz parte da campanha do Dezembro Vermelho, com testagem rápida em massa de HIV e sífilis. O evento acontece no Novo Quebra-Mar, que fica na Praia do José Menino – Av. Presidente Wilson.
Os testes são gratuitos, feitos a partir de uma gotinha de sangue retirada do dedo (como nos testes de glicemia). O resultado do exame, que para HIV fica pronto em 15 minutos e para sífilis em 30, será informado de maneira reservada e confidencial por uma equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento.
Em caso positivo, a pessoa será encaminhada ao Serviço Especializado de Atendimento, onde realizará o tratamento. A sífilis é curada com o uso de penicilina. Já o HIV é controlado por medicamentos antirretrovirais fornecidos gratuitamente pelo Ministério da Saúde, que reduzem a carga viral, impedindo a manifestação da Aids.
A Secretaria de Saúde de Santos (SMS) disponibiliza testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites virais em todas as policlínicas do Município e no Centro de Controle de Doenças Infectocontagiosas (Rua da Constituição, 556, Vila Mathias), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Segundo a prefeitura, a ação, que reforça a importância da conscientização e os desafios no enfrentamento ao HIV/Aids, já realizou 136 testes neste mês, sendo 14 reagentes para sífilis e nenhum para HIV. A última grande ação de testagem será no dia 16, durante a Caravana das Oportunidades, a ser realizada no bairro Rádio Clube.
De acordo com a administração municipal, atualmente, o Centro de Controle de Doenças Infectocontagiosas de Santos acompanha 3.715 pessoas que convivem com o vírus HIV. Em 2023, Santos registrou 70 novos casos de infecção por HIV e 61 pessoas desenvolveram a Aids. Com relação à sífilis, foram 794 casos de sífilis adquirida e 52 da forma congênita (da mãe para o bebê).