Santos renova laços culturais com Nagasaki

Foto: Isabella Carrari / Prefeitura de Santos

A Prefeitura de Santos renovou os laços com Nagasaki, cidade do Japão, na manhã desta terça-feira (26), com a assinatura do termo de renovação da irmanação entre as duas cidades – cooperação que completou 50 anos em 2022.

A parceria foi firmada pelos prefeitos Rogério Santos (Santos) e Shiro Suzuki (Nagasaki). A comitiva da cidade japonesa visitou o Palácio José Bonifácio, sede do Executivo santista, no Centro Histórico.
“Um dos 13 bondes que temos aqui veio de Nagasaki,” comentou Rogério Santos, dando um exemplo da ligação entre as cidades. Ele também citou a importância do porto para o país, por conta da exportação de café.

Foto: Isabella Carrari / Prefeitura de Santos

A comitiva conheceu o Centro de Controle de Operações (CCO), que funciona no Palácio José Bonifácio, passeou no bonde vindo de Nagasaki e visitou os museus Pelé e do Café.

Rogério Santos afirmou que Santos tem muito interesse em aprender com Nagasaki nas áreas de economia e tecnologia, “principalmente neste momento em que o Brasil precisa de políticas de desenvolvimento econômico”.

O prefeito de Nagasaki lembrou que a irmanação com Santos deveria ter ocorrido no ano passado, mas a celebração entre as cidades-irmãs ficou prejudicada por conta das restrições do período mais crítico da pandemia de covid-19.

Shiro Suzuki destacou que Nagasaki, assim como Santos, também se desenvolveu graças ao seu porto. Teve, também, sua força graças à fabricação de navios. Outro elo entre os dois municípios, ressaltou, foi a ligação que Nagasaki teve com Portugal em sua estratégia de comércio internacional.

Foto: Francisco Arrais / Prefeitura de Santos

Depois da comitiva ser recebida no gabinete, os representantes de Nagasaki e o cônsul geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana, foram levados à Sala Princesa Isabel, onde foram executados os hinos do Brasil, Japão e de Santos.

Na solenidade, Shiro Suzuki reiterou o pedido para que Santos participe, no próximo ano, da reunião geral da Rede Internacional Prefeitos pela Paz, que será realizada em Nagasaki.

A cerimônia na Sala Princesa Isabel terminou com o prefeito de Nagasaki ensinando os participantes do evento, que também contou com a presença de alunos da rede pública municipal, a fazerem um tsuru, pássaro feito de origami (técnica de dobrar papel), que simboliza a paz.

Foto: Isabella Carrari / Prefeitura de Santos

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS