Como parte da programação do Junho Vermelho, mês dedicado ao Doador Voluntário de Sangue, a Prefeitura de Santos realiza a 9ª edição da campanha Doe amor, doe vida, doe vida, multirão que visa mobilizar novos doadores e aumentar estoques dos hemonúcleos da cidade.
A ação acontecerá neste sábado (21), no Hospital Guilherme Álvaro (Rua Oswaldo Cruz, 197, Boqueirão), das 7h30 às 13h.
Para os interessados em participar da doação, é necessário cumprir alguns critérios como: apresentar um documento original com foto, ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos; em caso de menores de idade é necessário estar acompanhado de um responsável; pesar mais de 50 quilos, estar com boas condições de saúde e ter dormido no mínimo 6 horas na últimas 24 horas. Além disso, é imprescindível que não seja feita a ingestão de bebida alcoólica 12 horas antes da doação e também estar alimentado. Os profissionais da saúde recomendam aguardar duas horas após almoço e uma hora após um lanche para realizar a doação.
Para a segurança dos doadores e receptores da doação, são verificados antecipadamente pressão arterial, pulso e temperatura. Também é feito um teste para saber se há presença de anemia. Todo material utilizado é descartável.
O multirão é promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher) e pela Guarda Civil Municipal (GCM), contando com a parceria dos moto clubes Insanos e Lokas.



