Santos vai contar com uma nova ciclovia na Zona Noroeste

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Santos

Em breve Santos terá uma nova ciclovia para facilitar a vida dos ciclistas que circulam pela Zona Noroeste. Começou nesta segunda-feira (02/10) as obras para a construção da ciclovia da Avenida Álvaro Guimarães, no Rádio Clube.

A ideia, segundo a administração é valorizar ainda mais a via, considerada o principal corredor comercial e de mobilidade da região, abrigando as principais atividades do bairro. O local tem passado por obras de revitalização entre as praças Jerônimo La Terza e José de Oliveira Lopes, serviços que incluem também melhorias na drenagem e pavimentação.

Segundo a prefeitura, a ciclovia terá 900m de extensão em piso em concreto armado pigmentado e vai dispor de todas as sinalizações e dispositivos de segurança necessários. Paralelamente, também teve início a montagem dos primeiros bancos em concreto a serem instalados na via.

Nas vias perpendiculares Professor Celestino Bourroul, Pádua Sales e Aniz Tranjan já foram concluídos os novos pavimentos asfálticos, calçadas, guias e sarjetas. As obras de revitalização visam tornar a área mais atraente a investimentos e à geração de empregos.

De acordo com o técnico em edificações Daniel Vinícius dos Santos, da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp), responsável pelo acompanhamento e supervisão das obras, já foram instalados cerca de 44m  de tubulação de 500 milímetros de diâmetro na Álvaro Guimarães, entre as vias Kleiber Facundo Leite e a Jerônimo La Terza, e 70m de tubulação de 800 milímetros entre as vias Hugo Maia e Romeu La Scala.

Também foram assentados 125m, aproximadamente, de tubulação de 600 milímetros entre a Romeu La Scala e a Kleiber Facundo Leite; 600m de tubulação de concreto com 800 milímetros e outros 210m, de 600 milímetros, para reforçar a drenagem do canal da Avenida Hugo Maia, sentido Praça Jerônimo La Terza.

Já o trecho da Hugo Maia, sentido Rua Prof. Celestino Bourroul, vai ganhar de 206m de tubulação com 800 milímetros e outros 143m lineares com 600 milímetros de diâmetro.

A avenida também já conta com cerca de 260 metros de novos passeios no Padrão Calçada para Todos, no trecho ímpar.

Conheça o projeto

A prefeitura explica que o projeto de revitalização da Álvaro Guimarães, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e iniciado em janeiro, envolve a substituição de um total de 6.259 m² de passeios, obedecendo ao padrão Calçada para Todos, e nova pavimentação nos 900 metros, totalizando 7.422m².  Também serão criadas faixas elevadas nas travessias, oferecendo mais conforto e segurança aos pedestres.

Todo paisagismo também será reconfigurado, com a execução de gramas e forrações em 692 m², plantio de 51 árvores ornamentais regionais e instalação de novo mobiliário urbano (bancos e lixeiras), garantindo uma nova identidade para essa região da Zona Noroeste. Para completar, bolsões e baias para a parada de ônibus.

Para melhorar o sistema de microdrenagem, serão instalados, ao todo, 41 bocas de lobo, 16 poços de visita, 134m de novos ramais de captação e substituição de toda a tubulação da rede central, em um total de 592m, permitindo melhor escoamento das águas pluviais.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS