Santos vai eleger os primeiros integrantes da Corte Carnavalesca

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Santos

A Corte Carnavalesca de Santos será formada a partir de sexta-feira (10/11). O Conselho do Samba de Santos, em parceria com a Secretaria de Cultura (Secult) e a Liga Independente Cultural das Escolas de Samba de Santos (Licess) promovem o Concurso Cidadão e Cidadã Samba de 2024, no Teatro Municipal Braz Cubas.

De acordo com a administração, o concurso vai eleger quem substituirá os sucessores de Valdery Caraúba e Maria Augusta (Nena), atuais detentores dos títulos de Cidadão e Cidadã do Samba. Cinco candidatos disputam a patente de Cidadão Samba. São eles: Francisco Carlos Ignácio (Baliza), Heldir Lopes Penha (Aldinho/União Imperial), Jodenir Nunes da Cruz (Mocidade Amazonense), José Carlos Rodrigues (Bibi/Brasil) e Marcos de Brito Silva (Brito, O Notável).

Já a patente de Cidadã Samba terá três concorrentes. São elas: Jalita Davi de Souza (Mocidade Amazonense), Tânia Regina Pereira Gouveia e Tereza Cristina Pereira Félix (X-9).

O regulamento deste ano não previu como obrigatoriedade o vínculo atual dos participantes com uma agremiação específica, com o objetivo de privilegiar a trajetória dos sambistas, independentemente de suas atuais funções ou cargos no Carnaval.

O Teatro Municipal Braz Cubas fica na Avenida Pinheiro Machado, 48, na Vila Mathias e a entrada é a doação de 1kg de alimento não perecível.

Entenda a disputa

O roteiro do concurso segue a tradição das edições anteriores. Cada participante será avaliado por um júri formado por Embaixadores do Samba nas seguintes etapas: leitura de currículo, expressividade, apresentação com pavilhão, apresentação de canto (samba ou samba-enredo de própria escolha), apresentação com instrumentos de bateria (três, à escolha do candidato) e apresentação de samba no pé (partido alto e samba “rasgado”).

Ao término das etapas, a Comissão Julgadora proclamará o resultado e realizará a entrega das faixas. A Bateria Ritmo Perfeito, do GRCAS Unidos Da Zona Noroeste, acompanhará os candidatos durante o concurso. Passistas de escolas de samba da região também se apresentarão durante os intervalos.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS