Santos vai sediar a Copa do Mundo de Padbol de 2023 em novembro deste ano. A modalidade é uma mistura de futebol, futevôlei e tênis que teve a primeira quadra no país inaugurada em Santa Bárbara d´Oeste (SP), com a presença do ex-atacante Amoroso e do meia Oscar.
Nesta modalidade, as direções diferentes do quique da bola nas paredes laterais dão continuidade e velocidade ao jogo, podendo usar quase a totalidade do corpo para sua execução: pé, cabeça, peito e as pernas integralmente.
A decisão para que a cidade sediasse o Mundial foi da Federação Internacional de Padbol (FIPA). Pela primeira vez a competição ocorre no Brasil e o palco dos jogos será o Novo Quebra-Mar entre os dias 8 e 12 de novembro.
Serão reunidos centenas de atletas vindos de 20 países. Entre os países confirmados para a edição 2023, Argentina, Alemanha, Áustria, Bolívia, Brasil, Equador, Egito, Emirados Árabes, Espanha, França, Hungria, Itália, Kuwait, Paraguai, Portugal, Catar, Reino Unido, Romênia, Ucrânia e Uruguai.
A competição terá uma estrutura de três quadras de 6x10m cada, sendo duas para os atletas que estarão competindo e uma para que a população que estiver no local possa conhecer o esporte, monitorada por instrutores. O evento é aberto ao público e a entrada será a doação de uma lata de leite em pó que será destinada ao Fundo Social de Solidariedade de Santos (FSS).
Escolha
De acordo com um dos responsáveis pela organização do evento, o fundador do Padbol Brasil, Henrique Lahr Sacilotto, a escolha de Santos se deu porque a Cidade reuniu todos os principais requisitos.
“Fizemos a defesa de Santos no Catar mostrando os pontos turísticos, a infraestrutura, a rede hoteleira, a proximidade com São Paulo (capital) e toda uma história ligada ao esporte, uma vez que Santos revelou atletas mundialmente conhecidos como Pelé e Neymar, além de a Cidade possuir uma bela extensão de praia, que foi sem dúvida um fator decisivo”, conta.