As obras atingiram 10% dos trabalhos concluídos. Até o momento, parte da fundação (estrutura responsável por dar suporte, transmitindo as cargas da edificação para o solo) e colunas para sustentar a unidade já foram finalizadas.
Com estrutura jamais vista antes na Cidade, o espaço situado na Rua Ipiranga, 353 – Centro será dividido em salas de urgência e emergência, repouso adulto e pediátrico, raio-X, consultórios clínicos, traumas, pediatria, odontologia, sutura e curativo, reidratação, inalação coletiva, material, vacinas, eletrocardiograma, assistência social e utilidades, além de farmácia, refeitório e muito mais.
O prédio contará com atendimento humanizado para garantir todo aparato necessário aos pacientes. No local hverá suporte médico de urgência, pediátrico, odontológico e de vítimas de acidentes, além dos equipamentos necessários para a realização de exames laboratoriais (como glicemia e hemograma), eletrocardiograma e outros. Também haverá atenção especial à saúde mental, com atendimento médico para pacientes em decorrência de casos de urgência emocional, como crises de ansiedade, surto psicótico, etc.
A unidade funcionará de forma ininterrupta, todos os dias da semana, atendendo os casos de urgência e emergência. Vale lembrar que, desde dezembro de 2023, São Vicente dispõe do Pronto-Socorro Central (Av. Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, 425 – Parque Bitaru), prédio na Linha Amarela cuja finalidade é atender pacientes de urgência e emergência até o início do funcionamento da UPA Central 24h.
O investimento é fruto de articulação entre o Prefeito Kayo Amado e o Governo do Estado, que destinou R$16 milhões para a construção da unidade.
Recordando os desafios encontrados ao longo do caminho, o chefe do Executivo vicentino celebrou o avanço dos trabalhos. “Se eu voltasse há cinco anos e dissesse que São Vicente teria uma UPA, provavelmente ririam da minha cara. Escalamos uma montanha íngreme e longa, mas hoje estamos colhendo os frutos. São Vicente terá uma UPA para chamar de sua, à altura do que nossa cidade merece”.
Nova Saúde São Vicente
O andamento das obras da primeira UPA Central 24h representa mais um avanço proporcionado pelo programa ‘Nova Saúde São Vicente’. Lançada em dezembro de 2021, no primeiro ano de mandato da atual gestão municipal, a iniciativa já concretizou entregas históricas que visam transformar o sistema de saúde pública da Cidade, fornecendo atendimento digno aos pacientes e estrutura para que os profissionais possam exercer seus trabalhos.
Outras entregas, como o Hospital do Vicentino, o Pronto-socorro do Rio Branco e o novo Complexo Materno Infantil – cujas obras estão em estágio final – já indicam a nova fase na qual a saúde de São Vicente se encontra. Além disso, a Administração Municipal já promoveu a reforma de 18 das 26 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e, na data de aniversário da Cidade (22 de janeiro), anunciou a revitalização de mais quatro (Sambaiatuba, Ponte Nova/Quarentenário, Saquaré e Pompeba).