Mais um saruê, também conhecido como gambá-de-orelhas-pretas (Didelphis aurita), foi encontrado no Guarujá. O mamífero estava preso na rede de proteção do condomínio. O resgate foi feito pelo Grupamento de Defesa Ambiental (GDA).
Segundo a prefeitura, o animal era jovem e foi encontrado com uma linha de nylon enrolada no pescoço. Ele tinha tentado passar pela rede de proteção de um prédio e acabou ficando preso.
O fio, que estava no pescoço do saruê, foi cortado pela equipe do GDA e o animal foi recolhido. O caso aconteceu na última sexta-feira (27), no condomínio que fica na Alameda Marechal Floriano Peixoto, no Morro do Maluf.
O saruê foi solto em uma região de mata do Morro da Glória, no bairro Enseada.
Conheça o saruê
O saruê é um marsupial, o animal tem uma espécie de bolsa no ventre. Ao invés de nascerem filhotes, nascem embriões com cerca de um centímetro de comprimento e, na bolsa da mãe, eles encontram as mamas.
Sob forte estresse, ele pode exalar mau cheiro – já que se trata de um gambá. É um importante agente disseminador de sementes, ele ajuda a recuperar ambientes degradados na natureza.
Com a redução das áreas de Cerrado, o saruê acaba se adaptando ao ambiente urbano onde encontra comida facilmente. Mas não deve ser criado como animal doméstico.