Surpresa para funcionários de uma creche de Guarujá. Uma família de saruês, também conhecida como gambás-de-orelhas-pretas (Didelphis aurita) foi encontrada escondida e coube a Guarda Civil Municipal Ambiental do município fazer o resgate e levar a “mamãe” saruê e os dez filhotes em um morro da cidade, onde foram soltos.
O resgate aconteceu no Núcleo de Educação Conveniada (NEIC) Manoel Araújo Jr., no bairro Vila Edna. Segundo a prefeitura, o Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) foi acionado na sexta-feira (20/10) por funcionários da unidade de ensino, após os animais serem encontrados no depósito de materiais do local.
A Guarda Civil Municipal afirmou que, ao chegar no endereço, os agentes ‘depararam-se com uma jovem mamãe saruê e seus dez filhotes. Mas ao invés de possível tumulto, os agentes viram os mamíferos dormindo tranquilamente entre as caixas’.
Eles foram encaminhados até o Morro do Icanhema, onde foram soltos. A GCM informou que, no local, os saruês poderão “seguir seu ciclo natural”.