A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) está com novas oportunidades para estudantes da rede estadual por meio do programa Bolsa Estágio Ensino Médio (BEEM). As vagas são voltadas para alunos do ensino técnico e também para estudantes que desejam atuar como monitores na Baixada Santista.
Bolsa Estágio Ensino Médio (BEEM) para estudantes técnicos
Estudantes que cursam o ensino técnico e não se inscreveram no início do ano letivo agora têm uma nova chance de concorrer a vagas de estágio no segundo semestre. Segundo o Secretário da Educação, Renato Feder, o programa é destinado a todos os alunos da educação técnica profissional da rede estadual. “O estágio tem duração de seis meses e, ao final desse período, empresa e estudante podem decidir pela continuidade do vínculo, que pode se manter como estágio ou evoluir para uma vaga de Jovem Aprendiz ou emprego formal”, explica.
Para participar, o estudante deve estar matriculado na 2ª ou 3ª série do ensino médio em um dos cursos técnicos oferecidos pela Seduc-SP ou em parceria com o Senai ou Senac. É preciso ter 16 anos ou mais, frequência escolar igual ou superior a 85% no semestre anterior, ter feito o Provão Paulista Seriado em 2024 e possuir CPF.
Quem já se inscreveu no edital anterior e manteve a frequência exigida não precisa se cadastrar novamente, pois seus dados já estão no banco de talentos. Já os novos interessados podem se inscrever na página oficial do programa. A Seduc-SP é responsável pelo pagamento das bolsas e pelo seguro contra acidentes pessoais dos estagiários. Atualmente, 6.426 estudantes já foram contratados pelo programa.
Empresas também podem participar
As empresas interessadas em oferecer vagas de estágio podem se inscrever até o dia 15 de setembro. Para aderir, é necessário preencher um formulário e atender a alguns critérios, como ter ao menos seis funcionários, CNPJ ativo há no mínimo seis meses e estar localizada no estado de São Paulo. Além disso, as empresas devem garantir um ambiente seguro de aprendizado, ter um supervisor qualificado e conceder auxílio-transporte aos estagiários.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
257 vagas para monitores na Baixada Santista
Também foi aberta uma nova seleção para o programa Aluno Monitor do BEEM na Baixada Santista. O prazo para inscrições, que começa na próxima segunda-feira, dia 4, vai até 11 de agosto. Serão 257 vagas para monitores de Língua Portuguesa e Matemática, com início das atividades agendado para 18 de agosto.
Podem se candidatar alunos da 3ª série do ensino médio com frequência igual ou superior a 85% no último ano. Os aprovados receberão bolsas de R$ 296,16 (para 8 horas semanais) ou R$ 555,30 (para 16 horas semanais).
A principal função dos monitores é apoiar os professores nas aulas de Orientação de Estudos, acompanhando pequenos grupos de colegas para ajudar na aprendizagem e na superação de dificuldades em Língua Portuguesa ou Matemática. A inscrição deve ser feita no site da Secretaria Escolar Digital (SED).
Atualmente, 241 alunos já participam da iniciativa na região. A atuação dos monitores é acompanhada pelo coordenador e pelo professor da escola. Para receber a bolsa, eles precisam enviar um relatório mensal descrevendo as atividades realizadas.
Veja mais detalhes na reportagem:



