Secretário de Santos faz um panorama sobre o momento da cidade

Créditos: Divulgação

Por onde a pessoa passa em determinados pontos de Santos, o que tem sido mais visto são obras. Seja no segmento de saúde, educação, mobilidade urbana, habitação ou assistência social, as construções tem tomado conta do município neste ano, com o objetivo de melhorar os serviços e dar dignidade à população.

Diante destes trabalhos, o secretário de Governo de Santos, Fábio Ferraz, veio à TV Thathi Band Litoral, para abordar sobre estes assuntos nos programas da emissora. Para a THMais, ele fez um panorama sobre estes investimentos e ações para melhorar a vida do santista.

“Estamos com um conjunto intenso de obras por toda a cidade, visando a modelagem urbana, como as ruas Azevedo Sodré, Trabulsi e a 15 de Novembro. Elas são em pontos distintos de Santos, mas ambas com o objetivo de reestruturação urbana, para utilizar um novo aproveitamento de comércio e turismo. Ao todo são mais de 70 Km de obras pelas vias”, explica.

“Unidades de saúde, como as policlínicas do Estuário e do Jardim Progresso, são essenciais para melhorar o atendimento na saúde. Também estamos cuidando de obras na Educação e Assistência Social, que é um cuidado especial, já que é necessário acompanhar o dia a dia destas pessoas. O apoio da segurança pública e o amparo a estas pessoas são necessárias para serem executadas”.

Região Central

Fábio fez questão de abordar sobre as ações da Prefeitura no Centro Histórico de Santos. O foco da gestão é tornar a região central mais atrativa para moradia, mas principalmente para o turismo, a economia e a atração de aberturas de empresas e comércios. Por isso, o caminho é apostar nas obras do Parque Valongo.

“O Porto Valongo é a ‘joia da coroa’, com o Parque Valongo, para a reestruturação e revitalização dos antigos armazéns. Assim a população poderá contemplar e interagir com o setor portuário, com diversas atividades e atrações no local.”

Outro foco na Região Central é o cuidado a ação social, principalmente com a vinda do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Embora ele promova uma grande transformação urbanística, a atenção é justamente com as pessoas em situação de vulnerabilidade. O secretário de Governo falou sobre o momento da obra e como vai focar no cuidado com a ação social.

“O VLT é indutor de mobilidade, mas também de progresso. Exemplo, o Metrô, quando chega a algumas localidades, também gera esta função de reestruturação urbana. Isto vai acontecer no Paquetá, Vila Nova, como por exemplo, o Mercado Municipal, que está sendo revitalizado. O que temos é enfrentar o problema das pessoas em situação de rua. Mas quando há a revitalização, naturalmente haverá um novo cenário”, comenta.

E sobre as obras do VLT, Fábio Ferraz garante que apesar das obras serem do Governo de São Paulo, a Prefeitura de Santos está fiscalizando e cobrando para que o prazo de conclusão seja obedecido.

“O governo municipal discute sim com o Executivo Estadual sobre as obras. Ela está atrasada e o santista está de maneira geral está indignado. O próprio prefeito, que é tranquilo, ficou muito chateado com a demora, tanto que em uma reunião com a empreiteira e a EMTU, ele disse que as obras tem que andar. O prazo agora é para julho de 2024, para que o VLT esteja andando”.

Gestão aprovada

O secretário de Governo de Santos analisou os números da pesquisa do Instituto Paraná, onde a atual gestão recebeu 64,8% de aprovação dos moradores. Segundo ele, pela atuação das autoridades estarem presentes nos locais, demonstra trabalho sério e transparente.

“O prefeito Rogério Santos é um cara atuante e temos um time que segue esta linha. As pessoas perceberam isto e mesmo que falem que a cidade é pronta, há muito a ser feito. Pelo fato do prefeito colocar estas coisas a serem enfrentadas, isto faz com que a população reconhece a gestão e aprova o trabalho.”

“Temos um grupo que trabalha há vários anos e com esta continuidade, fica mais fácil obter as soluções aos mais variados problemas, embora o município confirme bons indicadores”.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS