Nesta terça-feira (31/10), funcionários e frequentadores do Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Guarujá vão contar com uma nova unidade. Será feita a entrega a primeira fase de reestruturação e modernização externa e interna da sede e a cerimônia ocorre às 10 horas, na Rua Cavalheiro Nami Jafet, 549, Centro.
Segundo a prefeitura, as obras tiveram início no último dia 18 de maio e a primeira fase teve remodelação contemplou o entorno da sede do FSS, que inclui a recuperação das calçadas das ruas Cavalheiro Nami Jafet, Buenos Aires (via lateral) e do Contorno (rua atrás do equipamento).
Foram realizados os serviços de sinalização viária de carga e descarga, implantação de placas de estacionamento (permitido, no máximo, 15 minutos), vagas para pessoas com deficiência e idosos, além de rampas de acessibilidade. Os comércios e residências ao redor do Fundo Social foram beneficiados com as mudanças.
Na parte interna, foram executadas a reconstrução da horta fitoterápica lúdico-pedagógica, recuperação de todo o piso, limpeza da tenda, pintura em geral, parte elétrica, readequação da parte hidráulica, construção de muretas de contenção, transformando-as em bancos, rampa de acessibilidade na entrada da recepção e sinalização em todo o espaço da tenda.
“Com a conclusão da primeira etapa de reestruturação, o Fundo Social apresenta um espaço físico mais acolhedor, organizado, ambiente clean, ainda mais humanizado e receptivo, desempenhando um papel importante. As melhorias incluem áreas de espera mais confortáveis e procedimentos acessíveis a todos os munícipes”, afirmou o coordenador das Bibliotecas Públicas de Guarujá, Pedro de Menezes.
Segunda Fase
A Prefeitura de Guarujá informa que a segunda fase terá início em novembro. Serão instalados alambrados nos muros na frente da sede do Fundo. A tenda de atividades será substituída por um novo espaço de alvenaria, totalmente climatizado, multifuncional, para atender principalmente, a terceira idade. Será possível realizar eventos, encontros, bailes e atividades físicas.
Externamente, o FSS contará com um espaço no complexo administrativo na Garagem Municipal, para armazenar cadeiras de rodas e outros itens que não comportam mais na sede.
A reestruturação do FSS contou com a parceria do Projeto Biblioteca Cidadã (Associação Amigos das Bibliotecas Públicas de Guarujá), da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), que colabora desde 2017 com a conscientização ambiental, por meio do Projeto Papa Lacre.
Até o momento, a ação já arrecadou 32,8 toneladas de tampinhas, lacres e blisters (embalagem de remédios) que foram revertidos em cadeiras de rodas, fraldas geriátricas e cestas básicas para o Município. Além disso, a reforma contou com o apoio das secretarias municipais de Meio Ambiente, Operações Urbanas, Defesa e Convivência Social e Educação.