RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Sem Neymar, Brasil aposta em grande fase de Raphinha para jogos das Eliminatórias

Foto: Lucas Figueiredo / CBF

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Com a ausência de Neymar, lesionado, a seleção brasileira faz sua primeira partida do ano contra a Colômbia pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo apostando na boa fase do atacante Raphinha, destaque do Barcelona na temporada.

A partida contra os colombianos liderados pelo meia James Rodríguez acontece nesta quinta-feira (20), às 21h45 (horário de Brasília), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Globo, SporTV e Globoplay transmitem a partida.

No jogo de ida, em novembro de 2023, ainda sob o comando de Fernando Diniz, o Brasil perdeu por 2 a 1, com dois gols de Luis Díaz. Gabriel Martinelli descontou.

O Brasil é o atual quinto colocado na tabela das classificatórias, uma posição abaixo da Colômbia. Os seis primeiros garantem vaga direta no Mundial. O sétimo ainda disputa uma repescagem.

Na sequência, a seleção viaja até Buenos Aires para enfrentar na terça-feira (25) a Argentina, que também estará desfalcada de Lionel Messi -o craque ficou fora da convocação por uma lesão na coxa esquerda.

Carente de atuações convincentes que animem a torcida nas arquibancadas, a equipe comandada por Dorival Júnior ainda luta para encontrar a melhor forma de aproveitar o talento de Raphinha em campo.

Com 11 gols na Liga dos Campeões da Europa, dois deles na vitória por 3 a 1 sobre o Benfica que assegurou a vaga do Barcelona nas quartas de final, Raphinha é o artilheiro da atual edição da competição continental.

Ele também se tornou o brasileiro com mais gols em uma edição na história da competição, superando Roberto Firmino, Neymar, Kaká, Rivaldo e Jardel, com dez.

No clube catalão desde 2022, Raphinha subiu de produção a partir de meados do ano passado, em especial com a chegada do técnico Hansi Flick. O treinador alemão trocou o atleta de 28 anos da faixa direita para a esquerda do ataque, e passou a dar mais minutos em campo ao brasileiro do que o antecessor Xavi.

No atual esquema, Raphinha é o vice-artilheiro da equipe na temporada, com 27 gols em 42 jogos, atrás apenas de Robert Lewandowski, com 35.

Com mais 20 assistências na temporada, o atacante brasileiro passou recentemente a ter seu nome cotado para a premiação da Bola de Ouro, da revista France Football. Kaká, em 2007, foi o último brasileiro a vencer a disputa.

Na seleção brasileira, no entanto, com Vinicius Junior pela esquerda e Rodrygo pela direita, Dorival Júnior tem utilizado Raphinha na armação das jogadas, um pouco mais recuado na entrada da grande área, atrás do centroavante de ofício.

Quando retornar à seleção, Neymar deve reassumir a função de armar as jogadas e servir os companheiros, permitindo a Raphinha uma atuação mais livre, como no Barcelona. Até lá, no entanto, o atacante deve seguir sacrificado em uma posição em que não rende tanto, enquanto o técnico tenta dar mais consistência à equipe verde-amarelo.

“Raphinha na Copa América foi muito questionado. Hoje, é um dos postulantes a buscar a Bola de Ouro. Já jogou conosco como lateral, como atacante pelos lados direito e esquerdo, como segundo homem ou muito próximo do Igor Jesus. Em qualquer função, se adapta muito bem. E vem mostrando isso no Barcelona, mudando com frequência de posição”, afirmou Dorival em entrevista a jornalistas após a convocação.

O treinador assumiu o cargo no início de 2024 com a missão de encerrar a má fase do antecessor Fernando Diniz e chegou a ter um início promissor, com vitória contra a Inglaterra em Wembley e empate com a Espanha no Santiago Bernabéu.

Na sequência, contudo, a equipe não conseguiu engrenar e encontrou dificuldades para apresentar um desempenho consistente dentro de campo.

A formação acabou eliminada precocemente pelo Uruguai nas quartas de final da Copa América nos pênaltis, e ainda amargaria resultados decepcionantes pelas Eliminatórias, com derrota para o Paraguai e empate com a Venezuela.

BRASIL X COLÔMBIA (Eliminatórias da Copa)

Brasil: Alisson; Vanderson, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana; Bruno Guimarães, Gerson, Savinho e Raphinha; Rodrygo e Vinicius Junior

Técnico: Dorival Júnior

Colômbia: Camilo Vargas; Muñoz, Dávinson Sánchez, Lucumí e Mojica; Juan Portilla, Richard Ríos, Jhon Arias e James Rodríguez; Luis Díaz e Borré

Técnico: Néstor Lorenzo

Árbitro: Alexis Herrera (VEN)

Estádio: Mané Garrincha (DF)

Onde assitir: Globo, SporTV e Globoplay

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS