Em determinadas épocas do ano, especialmente no verão, algumas cidades da Baixada Santista sofrem com a falta de abastecimento de água. Como forma de buscar uma solução contra este problema, a Sabesp anunciou um pacote de investimentos na ordem de R$ 296 milhões.
Segundo a companhia, os serviços envolvem trocas de redes, nova adutora, intervenções para redução de perdas de água, novas captações, entre outros. Uma das cidades que terá intervenção é o Guarujá. Para Guarujá e o distrito de Vicente de Carvalho, a Sabesp está instalando 4,5 km de uma nova tubulação adutora no bairro Monte Cabrão, Área Continental de Santos.
Ainda segundo a Sabesp, também será construída uma captação no rio Trindade para direcionar as águas deste manancial. Será por meio de um sistema de bombeamento até uma interligação com outra adutora de maior diâmetro e que leva a água bruta dos rios Jurubatuba e Jurubatuba Mirim para a estação de tratamento.
A previsão é que os trabalhos sejam concluídos no início do segundo semestre deste ano, gerando um acréscimo de aproximadamente 20 a 30 l/s na vazão da Estação de Tratamento de Água (ETA) Jurubatuba, que é responsável por atender diretamente a Ilha de Santo Amaro.
A Companhia também vai intensificar o uso do geofonamento, equipamento que age semelhante ao estetoscópio, para encontrar vazamentos sem a necessidade de escavação. A tecnologia é capaz de amplificar o som do fluxo da água no interior da tubulação e identificar o trecho danificado para a realização do reparo.
Além destes, a Sabesp também prevê a integração da Região Metropolitana da Baixa Santista com interligações no Guarujá, São Vicente, Praia Grande e Santos, por meio de contrato de performance de perdas; a operação da nova setorização e trocas de redes em Vicente de Carvalho, a renovação de tubulações, manutenções corretivas nas redes, ramais, cavaletes e unidades de medição em toda a região.