Guarujá contará com um importante reforço na prevenção contra as fortes chuvas, riscos de alagamentos e deslizamentos de terra. O Governo de São Paulo confirmou no sábado (18/11) que uma sirene de alerta meteorológico será instalada na cidade em 2024.
Segundo o Executivo Paulista, a Defesa Civil do Estado vai cuidar da implantação do sistema. Mas além do Guarujá, São Sebastião e Franco da Rocha, na Grande São Paulo, também receberão as sirenes. O principal objetivo é alertar a população da chegada de fortes chuvas e de temporal.
Quem vive nas áreas de riscos terá de sair imediatamente dos imóveis.
Radar meteorológico
Com as sirenes instaladas no Guarujá e em demais municípios do estado, elas serão integradas ao novo radar meteorológico, que será instalada em Ilhabela. Com isso, o equipamento vai ajudar a monitorar a ocorrência de temporais no litoral paulista.
Nesta fase inicial, técnicos e alunos da Unesp receberão treinamento remoto, com o radar em solo. O objetivo é capacitar os profissionais e os estudantes a operarem o equipamento e transmitir os dados para a Defesa Civil.
A montagem foi realizada na sede do IEAMar-Unesp, no campus de São Vicente. Posteriormente, o radar será instalado em uma torre de cinco metros de altura.
A expectativa é de que o radar esteja em funcionamento até o final do ano. Desta forma, vai aperfeiçoar o sistema de monitoramento de chuvas no Litoral Norte, mas também na Baixada Santista.