Boa notícia para os trabalhadores do Porto de Santos. Nesta quinta-feira (05/10), o Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (SOPESP) e o Sindicato dos Trabalhadores Administrativos em Capatazia, nos Terminais Privativos e Retroportuários e na Administração em Geral dos Serviços Portuários do Estado de São Paulo (SINDAPORT) assinaram um acordo de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Ele é válido para o período de 2023/2025 e a assinatura ocorre após quatro anos de espera.
Os dois sindicatos se reuniram na sede do SOPESP e ficou destacado pelos integrantes das entidades, todo o processo de negociação e formalização do acordo. A assessora jurídica, Dra. Gislaine Heredia destacou toda a ação das duas partes. Entre os pontos acordados, destaca-se a regulação da contratação a vínculo.
“Essa convenção só traz vantagens para o setor, além de regular as relações trabalhistas entre trabalhadores e operadores portuários, ratifica a representatividade da função para o Sindaport e traz segurança jurídica para as contratações a vínculo, explica.
Quanto ao motivo do tempo para assinar o novo vínculo, Gislaine deu a justificativa. “A demora se deu em razão da necessidade das adequações naturais decorrentes das negociações, que ao final chegou a um bom termo”.
Para o presidente do SOPESP, Regis Prunzel, o acordo é uma vitória coletiva que reflete o empenho do sindicato e dos trabalhadores.
”Foi uma negociação bem-sucedida. Estamos construindo um cenário cada vez mais favorável, dando um passo significativo em direção a um ambiente de trabalho mais justo e equitativo para os trabalhadores”, enfatiza.