Sorria: Saruê é resgatado de empresa do Litoral e faz “pose”

Créditos: Divulgação/Guarda Civil Ambiental de Guarujá

Funcionários de uma empresa de reciclagem em Vicente de Carvalho, no Guarujá, foram surpreendidos com a aparição de um gambá-de-orelhas-pretas (Didelphis aurita), também conhecido popularmente como saruê. A Guarda Civil Municipal (GCM) Ambiental foi acionada para resgatar o animal que ainda fez uma “pose” no momento da foto.

Segundo a prefeitura, os guardas foram acionados para atende a ocorrência e ao chegarem no estabelecimento, viram que o saruê não tinha ferimentos no corpo. Com técnicas especializadas de manuseio, o animal foi capturado com total segurança. Ele foi encaminhado para a Área de preservação Ambiental (APA) Serra de Santo Amaro, com acesso pela Rodovia Cônego Domênico Rangoni.

Segundo especialistas o saruê é um marsupial, e tem uma bolsa no ventre. Ao invés de nascerem filhotes, nascem embriões com cerca de um centímetro de comprimento e, na bolsa da mãe, eles encontram as mamas.

Sob forte estresse, ele pode exalar mau cheiro – já que se trata de um gambá. É um importante agente disseminador de sementes, ele ajuda a recuperar ambientes degradados na natureza.

Com a redução das áreas de Cerrado, o saruê acaba se adaptando ao ambiente urbano onde encontra comida facilmente. Mas não deve ser criado como animal doméstico. O saruê tem hábitos noturnos e raramente é visto durante o dia.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS