RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

SP deve ter pancadas isoladas nesta sexta (17); chuva diminui no fim de semana

Reprodução

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Os próximos dias serão marcados pela instabilidade atmosférica, que deve manter a condição de tempo instável e chuvoso, mas com períodos de melhoria, informou nesta quinta (16) o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo.

Nesta sexta (17), a previsão ainda é de pancadas de chuva em grande parte do estado, principalmente, na região metropolitana de São Paulo, Campinas, Sorocaba, divisa com Paraná, litoral sul e Vale do Paraíba.

O CGE destaca que a sexta deve começar com tempo instável e chuvoso desde a madrugada. A precipitação intermitente deve ganhar força no período da tarde, inclusive com potencial para a formação de alagamentos e elevação dos níveis de córregos e rios da região metropolitana.

As temperaturas, informa o órgão, deve oscilar entre 20°C na madrugada e 26°C no período da tarde. A umidade do ar se mantém em bons níveis, em torno dos 65%.

No sábado (18), a tendência é a mesma dos dias anteriores, com sensação de tempo abafado na madrugada, termômetros na casa dos 21°C e alguns chuviscos isolados, diz o CGE, em nota. A temperatura máxima prevista é de 27°C. Na primeira metade da tarde, a previsão é de pancadas isoladas de chuva com moderada intensidade e de curta duração. No período da noite, variação de nuvens e chuviscos isolados de forma intermitente.

No domingo (19), a previsão é que a precipitação diminua de volume, mas pode garoar a qualquer hora do dia. À noite, o tempo deve ficar seco. Os termômetros devem variar entre 21°C e 27°C.

“No final de semana, apesar de a chuva diminuir um pouco na Grande São Paulo, ainda teremos o avanço dessas áreas de instabilidade para o Vale do Paraíba e litoral norte, atingindo cidades como Caraguatatuba e Ubatuba. São cidades bonitas e de belas praias, mas que devem enfrentar chuva forte nos próximos dias. Existe a possibilidade de raios, granizo e chuvas fortes entre 60 e 80 mm no total desses próximos dias, e também rajadas de vento entre 40 e 60 km/h”, analisa a meteorologista Carine Gama, do Climatempo.

SANTA CATARINA EM ALERTA VERMELHO PARA TEMPORAIS

Assim como nesta quinta, quando vários municípios catarinenses sofreram grande impacto dos temporais, o mesmo cenário deve ser observado nesta sexta na faixa litorânea do estado, principalmente, na capital Florianópolis e em Balneário Camboriú. Este último decretou situação de emergência ainda de manhã.

É justamente para essa região que o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta vermelho de grande perigo para tempestades que dura até a manhã desta sexta, com possibilidade de precipitação de mais de 100 mm no dia.

Segundo o Inmet, nessa faixa há grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, e deslizamentos de encostas.

O instituto também manteve o alerta laranja de acumulado de chuva para os litorais catarinense e paranaense, onde o risco de precipitação fica entre 30 e 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm por dia.

De acordo com os dados da Epagri-Ciram, os acumulados de chuva até o fim da tarde desta quinta chegaram a 305 mm em Tijucas, 270 mm em Florianópolis, 138 mm em São José, 131 mm em Balneário Camboriú e 103 mm em São João Batista.

CLAUDINEI QUEIROZ / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS