Falta pouco! A grande final da Copa Paulista é neste sábado (14/10) no Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos, às 15h. Portuguesa Santista e São José entrarão em campo em busca de um objetivo único: o título inédito da Copa Paulista. Para ambos, a conquista é inédita
A Briosa está com a vantagem, em virtude de ter vencido o primeiro jogo, em Ulrico Mura, no jogo de ida pelo placar de 1 a 0. Em caso de empate ou vitória da Briosa, a taça irá para Santos. Já em caso de vitória da Águia do Vale por um gol de diferença, a decisão vai para os pênaltis. E se o São José vencer por dois ou mais gols de diferença, aí a taça fica no Vale do Paraíba.
Mesmo com a vantagem, a ordem da equipe de Sérgio Guedes é cautela e pés nos chão. Léo Franco reconhece que a vantagem do jogo de ida se tornou fundamental para dar tranquilidade, mas já prevendo a pressão que virá na sequência, não há clima de “oba-oba”. A ordem é jogar da forma como vem atuando ao longo da competição e segundo ele, a atenção deve ser redobrada durante os 90 minutos de jogo.
A mesma coisa diz o técnico Sérgio Guedes. Na coletiva da semana passada, o treinador fez questão de elogiar a equipe do São José e afirmou que no último jogo, na casa do adversário, diversas lições foram aprendidas, além do elenco ter mudado para melhor. No entanto, diante da pressão que a torcida da Águia do Vale promete exercer, ele garante que a equipe estará concentrada 100% e estará pronta para se defender bem e assim assegurar a conquista inédita.
A expectativa é de cerca de 12 mil torcedores, já que todos os ingressos foram vendidos. E essa é a principal aposta do São José, já que jogando no Estádio Martins Pereira, a equipe ainda está invicta na Copa Paulista. E tanto a Águia do Vale, como a Portuguesa Santista virão com força máxima.
O campeão poderá escolher participar da Série D do Campeonato Brasileiro ou da Copa do Brasil em 2024. Nos últimos anos, os clubes têm escolhido a Série D, pois isso garante calendário de jogos mais extenso, já que a primeira fase do torneio tem 14 rodadas. A Copa do Brasil, apesar da alta premiação financeira, é considerada mais arriscada.