O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, esteve presente na cidade de Santos, litoral paulista, na manhã desta terça-feira (18), para anunciar o investimento de R$ 7,5 milhões de reais para o saneamento básico em toda a Baixada Santista. O aporte inclui as obras da travessia de água no Santos-Guarujá que têm início agora e ampliarão a capacidade de abastecimento no Guarujá.
Na cerimônia, que aconteceu no Parque Valongo, também estiveram presentes o CEO da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Carlos Piani, o prefeito de Santos, Rogério Santos, o prefeito de Guarujá, Farid Madi, o deputado federal, Paulo Alexandre Barbosa, e tantas outras autoridades da região.
A instalação de uma tubulação sob o canal do Porto de Santos transportará parte da água produzida na ETA Cubatão até Guarujá, o que aumentará a capacidade de abastecimento da última cidade citada.
Na ocasião, o governador realizou a entrega da reforma da estação Praça da República, do lado de Santos, na travessia litorânea entre Santos e Vicente de Carvalho. O local já havia sido aberto ao público após um período de obras, cujo valor investido chegou a R$ 8,2 milhões. Houve recuperação estrutural e ampliação da acessibilidade no equipamento.
Em suas redes sociais, Tarcísio adiantou o assunto sobre o Túnel Santos-Guarujá, e explicou que no dia 27 de fevereiro será publicado o edital, para que no dia 1º de agosto seja realizado o leilão desta obra centenária, tão aguardada por munícipes da região.