Uma tartaruga-verde, da família Chelonia Mydas, foi salva pela Guarda Civil Municipal (GCM) Ambiental de São Vicente. O animal estava preso em uma rede de pesca colocada na Praia de Itaquitanduva, inserida no Parque Estadual Xixová-Japuí e precisou ser encaminhado ao Instituto Gremar.
Segundo a corporação, o caso ocorreu na sexta-feira (1º), quando a equipe estava cumprindo uma ordem de serviço operacional. Durante o patrulhamento, na área do Parque Estadual Xixová-Japuí, os agentes localizaram uma rede de 100 metros perdida e em seguida a tartaruga foi vista enrolada no objeto.
Os guardas retiraram a tartaruga da rede e imediatamente, a Inspetoria Ambiental acionou o Instituto Gremar, para levar o animal para a reabilitação de animais.
A tartaruga foi resgatada para avaliação clínica e consequente reabilitação. A rede de pesca foi recolhida para a Base Ambiental da GCM, onde será destinada para reciclagem.
O THMais procurou o Instituto Gremar, para novas informações sobre o estado de saúde da tartaruga. Mas até a publicação desta reportagem, não houve resposta. Assim que retornarem, terão a resposta divulgada.
A GCM Ambiental de São Vicente reitera que não se deve alimentar, resgatar, perseguir ou capturar animais. O procedimento correto é entrar em contato com equipes técnicas e especializadas. Para isso, estão disponíveis os telefones 153 ou (13) 3467-7434.