Na manhã desta sexta-feira (22), uma tartaruga verde retornou ao mar em Praia Grande, no Canto do Forte. Uma rede de pesca capturou acidentalmente o animal marinho, que teve um final feliz. A soltura do animal chamou a atenção de quem estava na praia.
O resgate e a reabilitação
O resgate da tartaruga aconteceu em 18 de julho, em Peruíbe. Depois disso, a equipe do Instituto Biopesca a encaminhou para a sede da instituição, que fica em Praia Grande.
A tartaruga chegou com sinais de afogamento. Por isso, precisou passar por um tratamento completo, que incluiu fluidoterapia e medicamentos. Antes de a equipe a devolver ao mar, eles a anilharam. Este procedimento é comum e serve para que pesquisadores coletem dados sobre o animal, caso eles o avistem novamente.
As ameaças
As tartarugas marinhas precisam de ar para sobreviver. Por isso, quando ficam presas em redes de pesca, elas não conseguem subir para respirar e acabam se afogando.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
Outra ameaça para a espécie é a ingestão de lixo, principalmente plásticos. A poluição que o descarte incorreto de resíduos sólidos nas praias e vias públicas provoca representa um grande perigo para os animais marinhos.



