Mais uma vez a tecnologia foi decisiva para a segurança de Santos. Cinco pessoas acusadas de roubos e furtos durante o feriado prolongado de Finados foram capturadas. As ocorrências em pontos distintos da cidade, mas em todas, as ações imediatas da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar foram fundamentais para o combate à criminalidade.
De acordo com a corporação, o primeiro caso ocorreu na sexta-feira (03/11). Câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO) registraram o momento em que um jovem arranca a corrente de ouro de uma senhora que estava conduzindo um homem cadeirante na ciclovia da orla do Embaré. Após o crime, ele foge com outro comparsa no sentido São Vicente.
Os guardas municipais que estavam em patrulhamento foram acionadas e saíram na captura dos jovens. Um deles foi detido por uma equipe da Rondas Ostensivas Municipais – Oswaldo Justo (Romu) na ciclovia da divisa Santos/São Vicente. Já o segundo envolvido, um adolescente, foi apreendido também por guarnições da GCM no Emissário Submarino.
Já a segunda ocorrência foi no sábado (4), os agentes que operam as câmeras visualizaram dois menores em uma bicicleta em atitude suspeita na Rua XV de Novembro, no Centro de Santos. A dupla foi se aproximar de um grupo de pessoas e fazem a abordagem. Um dos adolescentes coloca a mão na cintura fazendo menção de estar armado, enquanto o outro puxa o celular de uma das vítimas. Eles fogem após o roubo.
Uma guarnição da Polícia Militar que estava próximo da ocorrência foi acionada via rádio pelo CCO e, segundos depois, conseguiu deter os adolescentes. Eles foram apreendidos e encaminhados à Justiça, onde responderão por ato infracional análogo ao crime de roubo. O celular foi recuperado e devolvido à vítima.
No domingo (5), na praia do Gonzaga, as câmeras da prefeitura também ajudaram a deter mais um suspeito de crime. Dois jovens estavam de bicicleta em atitude suspeita na ciclovia.
Um deles aponta uma vítima transitando na calçada para o comparsa que investe contra ela, arranca sua corrente de ouro e foge de bicicleta.
A vítima tentou correr atrás do jovem, mas ele conseguiu escapar. Poucos metros à frente, acabou sendo cercado e detido por populares, sendo encaminhado à delegacia.
Já o comparsa conseguiu escapar. A corrente foi recuperada e devolvida à vítima.