A tecnologia implantada no sistema de segurança de Santos teve mais um papel fundamental para o esclarecimento de dois furtos na cidade. Um homem foi preso e um adolescente, de 15 anos, foi apreendido durante o feriado prolongado da Consciência Negra.
Segundo a Guarda Civil Municipal (GCM), o primeiro caso ocorreu no sábado (18/11), quando um homem foi flagrado pelas câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO) furtando a fiação de cobre de um aparelho de ar-condicionado numa marquise da esquina das ruas Amador Bueno com a Riachuelo.
Uma equipe foi até o local. Ele foi detido e encaminhado à delegacia.
Adolescente apreendido
Já o segundo caso aconteceu na segunda-feira (20/11). Os agentes em patrulhamento na orla do Boqueirão receberam a informação via Centro de Controle Operacional (CCO) sobre um furto de celular no Embaré, praticado por um adolescente em fuga pela ciclovia da orla, sentido São Vicente.
Os guardas passaram a monitorar o local quando, poucos minutos depois, o suspeito passou de bicicleta em alta velocidade. Uma viatura da GCM que estava estacionada saiu na captura, mas outra equipe utilizando quadriciclos conseguiu detê-lo próximo da Concha Acústica.
O adolescente foi conduzido para a delegacia, onde a vítima o reconheceu de imediato. O aparelho celular também foi devolvido. Mais tarde, após a presença dos pais, o adolescente foi solto por determinação do delegado, mas responderá por ato infracional análogo ao crime de furto.