Temporal na Baixada Santista registra ventos acima de 150 Km/h

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Santos
Créditos: Divulgação/Arquivo Pessoal

Um dia de caos vivenciado pela Baixada Santista nesta sexta-feira (03/11). O temporal, acompanhado de chuva e trovoada, deixou sérios impactos pela Região e os ventos chegaram a 151 Km/h, segundo informações da Praticagem de São Paulo.

Em Santos, diversos pontos tiveram quedas de árvores. Segundo a administração, a Defesa Civil e a Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref) estão atendendo as ocorrências, com o apoio do videomonitoramento e todas as forças de segurança de plantão no Centro de Controle Operacional (CCO) da Prefeitura de Santos. 

Na cidade, houve o registro de várias quedas de árvores em diversos pontos, como na Praça Nossa Senhora Aparecida, em ruas do bairro Campo Grande e também quedas de estruturas, entre elas a cobertura de um posto de gasolina, na esquina das avenidas Bartolomeu de Gusmão com a Coronel Joaquim Montenegro (Canal 6). Técnicos da Defesa Civil estão no local, que já foi isolado. O Corpo de Bombeiros também foi acionado.

Créditos: Divulgação/MSCOM

No Morro da Nova Cintra, a Avenida Santista foi interditada devido a queda de árvores. Mesma situação ocorrida na Alameda Prefeito José Gomes, na subida pelo bairro Caneleira.

Apesar dos impactos, não houve, até o momento, registro de vítimas. O SAMU de Santos não foi acionado para chamados em decorrência da chuva e da ventania. Ainda segundo a prefeitura, ações de limpeza urbana, varrição e raspação de mato normalmente, além da coleta de resíduos sólidos.

Caso haja necessidades pontuais, serão destacadas frentes de trabalho para os locais. As equipes da praia iniciarão os serviços às 4h30.

São Vicente

A Secretaria de Organização Social (Sedos), informou, por meio de nota, que a Defesa Civil foi acionada para ocorrências de queda de árvore na Avenida Nações Unidas, na Avenida Pérsio de Queirós Filho, na Praça 1° de Maio, na Rua Gregório de Freitas com a Rua Carijós, e na Avenida Antônio Emmerich.

Os profissionais estão realizando as intervenções necessárias nas vias afetadas pelo temporal. Já a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) informou que foi acionada para executar a remoção das árvores. Até a conclusão dos trabalhos, agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) permanecerão nos locais orientando os condutores sobre rotas alternativas devido à interdição das vias. 

Alguns semáforos da Cidade também estão inoperantes em razão do temporal. Os agentes estão no local para realizar os reparos. Não houveram registros de alagamentos. A cidade segue em estado de atenção com as áreas de risco.

Cubatão

Na cidade, uma árvore caiu na Avenida Beira-Mar, no Jardim Casqueiro. Uma equipe da Comanhia Municipal de Trânsito foi até ao local orientando o trânsito e a CPFL já foi acionada para restabelecer o serviço na localidade. Ainda de acordo com a prefeitura, alagamentos pontuais aconteceram na Vila São José logo após o temporal. Algumas ruas estão sem energia elétrica, e equipes da CPFL já atuam no bairro.

De acordo com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Cubatão (Comdec), a média de chuva das últimas 12 horas foi de 15 milímetros. A Defesa Civil atende a chamados pelos telefones 199 e 3361-6177. Ainda segundo a Defesa Civil, está disponível um sistema de alerta via SMS à população, que pode ser ativado enviando uma mensagem com o CEP de sua localização para o número 40199.

Praia Grande

Na cidade, um poste de energia explodiu no cruzamento das avenidas Presidente Costa e Silva com a Castelo Branco, no bairro Boqueirão. Em nota, a CPFL Piratininga informou que todo o efetivo da distribuidora foi imediatamente mobilizado e está atuando para restabelecer o fornecimento de energia aos clientes afetados, em segurança, e no menor tempo possível.    

Créditos: Reprodução

No Litoral Plaza Shopping, o forro do local caiu e assustou o público do local. Em nota, o shopping confirmou que o gesso se desprendeu do teto localizado na parte externa do acesso principal do empreendimento.

As equipes de Bombeiros e manutenção foram prontamente acionadas e imediatamente tomaram as providências necessárias. Por medida de segurança, a área está isolada para os devidos reparos.

Ainda de acordo com o shopping, ninguém ficou feridos e segue em funcionamento normal. Já a Prefeitura de Praia Grande informou que as equipes da Defesa Civil e também de diversas secretarias municipais já estão trabalhando para solucionar os danos causados pelo ciclone e as fortes chuvas da tarde desta sexta-feira.

A administração informou que foram registradas quedas de árvores e postes de iluminação. A Prefeitura já acionou as empresas prestadoras de serviços, como as concessionárias de energia, para solucionar as questões necessárias. Em caso de emergências, acione a Defesa Civil pelo número 199/153 ou o 
Corpo de Bombeiros pelo 193.

Guarujá

O Hospital Santo Amaro foi o mais afetado com uma explosão, que causou queda de energia. Por meio de nota, o transformador em frente do hospital estourou e houve um princípio de incêndio em duas unidades. O Corpo de Bombeiros esteve no local e conseguiu controlar as chamas.

Quanto aos pacientes, todos foram realocados e não houve vítimas. Dois pacientes foram transferidos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Rodoviária. Mas as cirurgias eletivas estão suspensas até que haja reparo e segurança aos pacientes e colaboradores.

A Elektro informou que neste momento a cia de energia elétrica, Elektro está realizando reparos na rede elétrica afetada. 

Créditos: Divulgação/Guarujá Mil Grau

Travessias

O serviço das travessias de balsas entre Santos e Guarujá e em Guarujá e Bertioga chegaram a ficar paralisados devido ao temporal. Mas segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) os serviços voltaram a funcionar.

Entre Santos e Guarujá, o tempo de espera é de aproximadamente 80 minutos em ambos os lados, reflexo do período que o sistema ficou paralisado. Seis embarcações fazem o trajeto.

Já entre Guarujá e Bertioga, o tempo de espera é de 40 minutos nos dois sentidos.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS