A saúde pública quase virou caso de polícia após revolta com espera por atendimento médico na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Maria Antonieta, no Grajaú, Zona Sul de São Paulo, capital.
Pacientes trocaram socos com seguranças e causaram tumulto na noite da última quarta-feira (3). Nas imagens é possível ver homens ‘arrombando’ porta de sala de atendimento, em outro momento também vemos troca de socos entre população e seguranças.
Um homem, de blusa azul claro, durante briga, sobe em um banco e tenta dar um ‘mata leão’ no segurança que tentava conter a revolta.
Em nota, a Prefeitura de São Paulo informou que foi feito um boletim de ocorrência sobre o caso e reforçou que todos os atendimentos foram realizados. Informou ainda que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) da capital analisa o caso.
Nas imagens, é possível ver que realmente o hospital estava lotado, e esse problema vem sendo enfrentado não só na unidade do Grajaú, como em todo o Estado de São Paulo.
Segundo o último levantamento feito pelo Sindicato dos Hospitais e Clínicas Particulares do Estado de SP, dos 92 estabelecimentos pesquisados, foi registrado um aumento de mais de 80% nas internações de pessoas com dengue e Covid. Este pode ser um dos motivos dessa fila de espera.
Veja o momento da confusão: