Em meio ao alarmante crescimento dos casos de violência de gênero, o Coletivo Feminista Classista Maria Vai com as Outras uniu forças com a tradicional Realejo Livros para lançar uma mobilização regional. A iniciativa, que também celebra os 25 anos da livraria de rua, busca engajar entidades, movimentos sociais e a população da baixada santista na campanha ‘Feminicídio Zero’. O marco central da ação será a transformação do parklet em frente à realejo, no coração do Gonzaga, no primeiro “banco vermelho” da área comercial do bairro.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
O movimento do banco vermelho é um manifesto mundial. Ao revitalizar e pintar o espaço público de vermelho, a campanha cumpre um papel triplo: honrar a memória das mulheres vítimas de feminicídio, alertar a sociedade sobre os sinais de relacionamentos abusivos e divulgar de forma explícita os canais de denúncia, como o disque 180.
A escolha da Realejo Livros como ponto central desta ação não é por acaso. Há um quarto de século, a livraria de rua atua como um farol cultural em Santos, um espaço onde as ideias circulam e a empatia é cultivada. os organizadores destacam que a leitura e o acesso à cultura são ferramentas fundamentais para desconstruir o machismo estrutural e combater a violência na raiz.
Confira mais informações:
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos


