Após o período de festas e excessos gastronômicos em dezembro, as academias registram um aumento expressivo na procura por matrículas, impulsionado pelas tradicionais metas de Ano Novo e pelo desejo de adotar um estilo de vida mais ativo. Em 2026 não foi diferente, a procura por atividades físicas mostrou um aumento de 30%.
Esse movimento, muitas vezes associado ao chamado “projeto verão”, reflete uma busca imediata por bem-estar e mudanças físicas rápidas, mas também traz desafios importantes relacionados à constância e à segurança física dos praticantes.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
Se as academias ficam mais cheias em janeiro, ruas e parques também vivem um “hype” sem precedentes. Dados do Panorama Setorial Fitness Brasil mostram que, em 2025, a corrida e a caminhada se tornaram as atividades físicas mais praticadas no país, representando 28% das práticas esportivas e superando, pela primeira vez, a musculação, que ficou com 26%.
Com mais de 13 milhões de praticantes periódicos, a corrida consolidou-se como o quarto esporte mais popular do Brasil, atrás apenas do futebol, da musculação — considerada como modalidade específica — e da caminhada. O crescimento de 9% na adesão em relação ao ano anterior é atribuído à maior valorização de experiências ao ar livre e à acessibilidade da prática, que dispensa mensalidades e equipamentos sofisticados para o início.
Confira mais informações:


