Time PG de vôlei masculino faz história e vence a primeira no Paulista da Divisão Especial

Fora de casa, a equipe praia-grandense superou o Viapol Vôlei São José, por 3 sets a 2

FOTO: Pedro Sbravatti/Divulgação PMPG

O Time Praia Grande de vôlei masculino adulto fez história na noite de sexta-feira (23). A equipe conquistou sua primeira vitória no Campeonato Paulista da Divisão Especial ao bater o Viapol Vôlei São José, por 3 sets a 2 (22/25, 25/20, 25/18, 22/25 e 11/15). O duelo ocorreu na casa do adversário, no Ginásio Teatrão, no interior do Estado. O triunfo teve um sabor especial, já que os praia-grandenses estrearam na elite estadual da modalidade nesta temporada de 2024.

“Esse é um resultado que entra para a história do esporte de Praia Grande. Uma vitória com sabor especial. Passou um filme na cabeça no último ponto. Este projeto da equipe adulta de vôlei na Divisão Especial começou em 2018. Todos os jogadores estão de parabéns pela entrega que tiveram dentro de quadra. O primeiro triunfo de muitos”, declarou o auxiliar técnico praia-grandense, Ricardo Vasconcelos.

A primeira vitória veio em mais uma partida de cinco sets. O mesmo roteiro da estreia na competição, quando o Time PG deixou o triunfo escapar nos detalhes ao perder para o Vedacit Guarulhos, por 3 sets a 2. Mas dessa vez o desfecho final foi outro. Principalmente porque o elenco praia-grandense corrigiu os erros apresentados na rodada inicial, como o baixo aproveitamento no bloqueio e os pontos entregues em erros de saque.

“O grupo está de parabéns. Batalhamos muito por essa vitória. Corrigimos os erros da estreia. Não conseguimos fechar aquele jogo porque a ansiedade bateu. Estamos enfrentando equipes de SuperLiga A. Contra esse tipo de time não podemos bobear. Vamos festejar esse importante resultado. Mas já estamos pensando no próximo jogo, o nosso primeiro em casa”, adiantou o central do Time PG, Vitor Alcântara, após abraçar os companheiros na comemoração da vitória.

Jogadores disputando bola em quadra. FOTO: Pedro Sbravatti/Divulgação PMPG

O jogo – Assim como aconteceu na estreia do Paulista, o Time Praia Grande não se incomodou em estar fora de casa e tratou de imprimir um forte ritmo logo de cara. A estratégia surtiu efeito e a Cidade abriu vantagem no placar. Mesmo com o apoio da torcida, o Viapol Vôlei São José não conseguiu virar o set, fechado pelos praia-grandenses, em 25 a 22.

O duelo mudou totalmente de figura nos segundo e terceiro sets. Empurrado pela torcida, que fez muito barulho durante toda a partida, o Viapol Vôlei São José controlou as ações, liderando o placar na maior parte do tempo. O sistema defensivo foi o ponto alto, com seguidos pontos de bloqueios. Os donos da casa viraram o placar para 2 a 1 ao vencerem dois sets na sequência, parciais de 25/20 e 25/18.

O técnico do Time PG, Rodrigão, mexeu na equipe titular para o quarto set. Colocou em quadra o ponteiro, Haward, que tinha se destacado na estreia na mesma situação, saindo do banco de reservas. O treinador passou a utilizar com mais frequência também o central, Alemão, aumentando a altura da rede. A tática deu certo e os pontos de bloqueio passaram a se multiplicar. Pressionado, o Viapol errou muitos saques, facilitando a vida dos visitantes. A equipe praia-grandense chegou a abrir seis pontos de vantagem, 16 a 10. Praia Grande fechou em 25 a 22, levando o jogo para tie break.

E pela segunda rodada seguida era chegada a hora do set desempate para o Time PG. Só que dessa vez, o desfecho teria que ser diferente da estreia. O levantador, João Mossa, o central, Vitor Alcântara, e o oposto, João Gomes, foram destaques nesta fase da partida. Além de colocarem no chão da quadra adversária bolas muito difíceis, os três vibraram muito a cada lance, motivando e inflamando os demais companheiros.

O Time PG abriu dois pontos de vantagem em um momento decisivo do set desempate, 9 a 7, após bloqueio do ponteiro e camisa 10, Coutinho. Os atletas praia-grandenses tiveram tranquilidade, controlaram a ansiedade e fecharam o set em 15 a 11, e o jogo em 3 a 2. Festa em vermelho, preto e branco na quadra do Ginásio Teatrão. A primeira vitória no Paulistão, feito que jamais será esquecido por este grupo e que entra para a história do esporte de Praia Grande.

“Ninguém vai esquecer desta vitória. É algo que ficará para sempre na nossa história. O grupo está de parabéns. Estou duplamente feliz, já que hoje é meu aniversário. Esse foi um presente especial”, brincou o líbero do Time PG, Kauê Yogui Negrinho, após a selfie da vitória ao lado de todos jogadores e integrantes da comissão técnica de Praia Grande.

Em casa – A terceira rodada do Paulista da Divisão Especial será mais um momento histórico para o Time Praia Grande de vôlei masculino adulto. Após dois jogos fora de casa, a Cidade realizará sua primeira partida na história da competição ao lado do seu torcedor. O confronto será diante do Super Vôlei/São José, na próxima sexta-feira (30), no Ginásio Falcão, que fica localizado na Avenida Presidente Kennedy, no Bairro Mirim, às 20 horas. A entrada é gratuita.

“Esperamos contar com o apoio do nosso torcedor. Será mais um momento inesquecível nessa trajetória. Algo que sonhamos lá atrás e que está se tornando realidade a cada partida. Vamos trabalhar muita na semana para encarar este desafio e alegrar nossa torcida com uma boa apresentação. Estamos de olho em mais uma vitória”, disse o levantador, Bruno Ledo, revelado pela Cidade no programa SuperEscola e que vivenciou toda essa caminhada até a chegada da equipe na Divisão Especial do Paulista.

Jogadores comemoram ponto ganho. FOTO: Pedro Sbravatti/Divulgação PMPG

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS