Três suspeitos morrem e Operação Verão sobe para 51 óbitos no Litoral Paulista; VÍDEO

Após confrontos com policias militares nesta sexta-feira (22), a Operação Verão subiu para 51 suspeitos mortos. Os óbitos aconteceram no bairro Saboó, na cidade de Santos em Guarujá. Além das mortes, os policias apreenderam drogas, armas, rádios comunicadores e diversos itens utilizados para o tráfico de drogas.

A 49º morte ocorreu no bairro do Saboó, quando um homem, de 21 anos, morreu durante uma troca de tiros com agentes da Polícia Militar (PM), na madrugada desta sexta-feira (22), na Rua Maria Mercedes Féa. Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), os PMs foram verificar uma denúncia de tráfico de drogas no local, quando avistaram três homens em atitude suspeita. De acordo com a secretaria, quando os indivíduos perceberam a aproximação dos policias, um deles apontou uma arma para os policiais, que atiraram em direção aos suspeitos.

Houve troca de tiros e os indivíduos foram baleados. Um deles foi identificado como Matheus Souza Santos, de 21 anos, que foi socorrido e levado à Santa Casa de Santos, mas não resistiu. Com ele, a polícia apreendeu um revólver calibre 357, rádios comunicadores, R$939 e uma mochila com ecstasy, haxixe, skunk, cocaína e maconha.

Outro suspeito de 20 anos foi baleado, ele foi encaminhado à uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Ele confessou que estava traficando drogas e foi baleado na fuga. Após o atendimento médico, ele foi levado para a delegacia, onde permanece à disposição da Justiça.

Exames periciais foram solicitados ao Instituto de Criminalística (IC) e também para o Instituto Médico Legal (IML). O caso foi registrado como morte decorrente de intervenção policial, tráfico e associação para o tráfico de drogas, lesão corporal decorrente de intervenção policial e tentativa de homicídio no 5° Distrito Policial (DP) de Santos.

Em um vídeo obtido pela equipe do THMais, é possível ver tudo que apreendido pelos policias.

A 50° morte aconteceu no mesmo dia, no Morro do Tetéu, também em Santos. Agentes do 5° Batalhão de Polícia de Choque (5° BPChq) encontraram três homens, sendo dois armados, em atitude suspeita pela Rua das Pedras. De acordo com a polícia, um dos indivíduos se assustou e, com isso, os comparsas sacaram as armas e apontaram para os PMs, que atiraram. Um homem de 25 anos, foi atingido e morreu no local.

De acordo com a secretaria, foram encontradas uma arma calibre 9 mm e uma mochila com 545 porções de maconha, 279 pinos de cocaína, 91 pedras de crack, 13 frascos de lança-perfume, R$ 2.119, além de outros objetos utilizados para anotações, comunicação e pagamentos.

Um segundo suspeito deitou no chão e se entregou. Já terceiro havia sido baleado, porém, conseguiu escapar. Durante a fuga, ele deixou cair uma pistola glock calibre 9 mm, que foi apreendida. Após buscas para encontrar o suspeito baleado, os agentes foram informados onde ele estaria escondido. O homem foi encontrado ferido e levado à Santa Casa de Santos. Não há notícias sobre o estado de saúde dele.

Já a 51º morte aconteceu na tarde desta sexta-feira (22), no bairro Santa Rosa, em Guarujá. Segundo a SSP, um homem, ainda não identificado, entrou em confronto com policiais militares do 5º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), após os agentes averiguarem uma denúncia sobre uma ‘casa bomba’ (local utilizado por bandidos para armazenar drogas e produtos ilícitos), na Rua Manoel Penelas.

Ao chegar no local, os agentes se depararam um cortiço, uma espécie de habitação com vários quartos. De acordo com a secretaria, em um desses dormitórios, um suspeito apontou uma arma aos policias, que atiraram e o atingiram.  

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, porém ao chegar no local, foi constada a morte.  

De acordo com a polícia, o local era usado para o armazenamento de drogas e armas. Foram apreendidas uma submetralhadora, uma pistola, 20 cartuchos e um tijolo de maconha. As armas e munições utilizadas pelos policiais também foram apreendidas para perícia.

O caso foi registrado como tentativa de homicídio, tráfico de drogas e morte decorrente de intervenção policial na Delegacia do Guarujá.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS