RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

TUDO PRONTO! Santos está preparada para o desfile das escolas de samba 2025

Foram concluídas nesta sexta-feira (14) a limpeza da rede de drenagem, das caixas de energia elétrica e a pavimentação pontual na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz e vias do entorno. Os serviços, realizados pela Prodesan, foram programados especialmente para os desfiles das escolas de samba, que acontecerão nos dias 21 e 22.

As últimas ações das equipes do Departamento de Apoio à Limpeza Pública (Deap) ocorreram na Avenida Engenheiro Manoel Ferramenta Júnior, com a limpeza e desobstrução de pontos do sistema de drenagem. O trabalho, iniciado na segunda-feira (10), também incluiu a Avenida Afonso Schmidt e as ruas César A. de Castro Rios e Jornalista Paulo Matos.

As caixas subterrâneas de energia, por onde passa o cabeamento utilizado nos equipamentos do evento, foram higienizadas. “Retiramos resíduos, como restos de concreto e pedaços de bloco, e limpamos os conduítes (tubos que protegem a fiação) instalados”, explicou Valéria Oliveira, líder de equipe do Deap.

Asfalto

O Departamento de Conservação de Vias Asfaltadas (Dasf) realizou a Operação Tapa-Buraco em trechos das vias que dão acesso à Passarela do Samba, garantindo a fluidez do trânsito para os carros alegóricos. Cerca de 60 toneladas de massa asfáltica foram usadas, além da remoção de lombadas e muros que atrapalhariam a movimentação das escolas. Todos os equipamentos removidos serão recompostos após os desfiles.

Instituições beneficentes recebem capacitação em primeiros socorros para atuar no Carnaval

Representantes das 11 instituições beneficentes responsáveis pelas lanchonetes da Passarela do Samba Dráuzio da Cruz durante os desfiles de Carnaval participaram, nesta quinta-feira (13), da primeira etapa de capacitação em primeiros socorros. O treinamento ocorreu no auditório do Corpo de Bombeiros, no Gonzaga.

No primeiro dia, os participantes aprenderam técnicas para casos de engasgo. O cabo Neto, responsável pelas instruções, explicou como reconhecer uma parada cardiorrespiratória e realizar compressões cardíacas. Ele destacou que o engasgo é imprevisível, mas comum, e é essencial saber como agir. O militar demonstrou procedimentos diferentes para socorrer adultos e crianças.

Cabo Neto ressaltou a importância de acionar o Corpo de Bombeiros (193) ou o Samu (192) em casos de emergência. “Quem prestar os primeiros socorros será orientado pelo telefone até a chegada do resgate. Mesmo que ocorra uma parada cardiorrespiratória, o atendimento já estará a caminho para procedimentos mais técnicos”, explicou.

Para Marcos Paulo, coordenador da APAE Santos, a iniciativa é fundamental. “O Carnaval reúne muita gente, e incidentes podem acontecer. Estar preparado para prestar os primeiros socorros pode salvar vidas”, afirmou.

Próximas etapas

O segundo dia de treinamento será na quarta-feira (19), às 14h, com orientações sobre manipulação de alimentos e prevenção e combate a princípios de incêndio.

Instituições participantes

As entidades que atuarão no evento são:

  • Sociedade Amiga dos Pobres Albergue Noturno
  • Casa Vó Benedita
  • Cruzada das Senhoras Católicas
  • ONG Sem Fronteiras
  • Núcleo de Reabilitação do Excepcional São Vicente de Paulo (Nurex)
  • Associação Expressão de Vida
  • Instituição de Assistência à Criança Professora Edna Souza
  • Creche Comunitária Cantinho Rádio Clube
  • Instituição Braille de Santos
  • Associação Filantrópica Católica Ortodoxa – Creche São Jorge
  • Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santos (APAE)

Os desfiles estão marcados para os dias 21 e 22. O Fundo Social de Solidariedade (FSS) e pela Secretaria de Cultura (Secult) organizam a capacitação pela Comissão Coordenadora do Carnaval Solidário.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS