A passagem aquaviária no Rio dos Soldados, conhecida como túnel das catraias, que liga a bacia do mercado ao estuário do Porto de Santos e é utilizado para a travessia entre Santos e Vicente de Carvalho, será interditada nesta terça-feira (9 de janeiro). O embarque e desembarque dos passageiros do lado santista será realizado no cais, por meio de um flutuante instalado no armazém 15.
A interdição se deve à obra da Pera Ferroviária de Outeirinhos, projeto essencial para solucionar gargalos operacionais do Porto de Santos. A interdição estava prevista para o dia 14, mas foi antecipada, pois a intervenção será no período de 9 a 15 de janeiro.
A obra, de revitalização do pontilhão nº 3, localizado sobre o Rio dos Soldados (conhecido como canal do mercado), margem direita do Porto de Santos, será feita pela Associação Gestora da Ferrovia Interna do Porto de Santos (AG-Fips).
Os passageiros realizarão o trajeto entre a bacia do mercado e o flutuante pelo cais, que contará com o apoio 24h da Guarda Portuária, a fim de auxiliar as pessoas durante o percurso. Além disso, nos horários de maior movimentação de pedestres, haverá uma redução na operação do fluxo ferroviário da região.
Será a segunda interrupção para a obra da pera ferroviária. A primeira foi entre os dias 20 e 24 de dezembro passado. Com a conclusão da revitalização do pontilhão, o Porto de Santos terá benefícios significativos em sua infraestrutura, garantindo também maior segurança aos usuários do transporte de catraias. Esse projeto reforça o compromisso constante da Autoridade Portuária de Santos (APS) e da AG-Fips de aprimorar as operações portuárias.