A semana ficou marcada por muita chuva e frio nas cidades do Litoral de São Paulo. Mas quem esperava que o último fim de semana do outono pudesse ter um clima mais quente, é bom redobrar a atenção. Isto porque segundo a Defesa Civil do Estado informou que mais uma frente fria está à caminho e vai derrubar a temperatura.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) informa que um ciclone, associado a uma frente fria, foi formado no decorrer da quarta-feira (14). O sistema intensifica a ocorrência de chuvas intensas até a essa sexta-feira (16), em áreas da faixa sul do estado de São Paulo.
De acordo com a previsão, as chuvas perderão força a partir desta sexta-feira (16) e o tempo ficará mais estável no sábado (17) e domingo (18). Porém, haverá uma queda brusca nos termômetros.
Segundo a Defesa Civil do Estado, a mudança na temperatura está relacionada a uma massa de ar fria e aos ventos que ainda sopram do quadrante sul, fazendo com que as mínimas variem entre 4°C e 13°C em todo o estado.
Na Baixada Santista a mínima registrada deverá ser de 13°C, mas com sensação térmica de 12°C.
Diante deste cenário, a Defesa Civil informou que a queda abrupta de temperatura intensifica a sensação de frio, aumentando o risco de incidentes e danos à saúde. A orientação é manter todos agasalhados. Caso se depare com alguma pessoa em situação de rua, é possível ligar para a Defesa Civil pelo telefone 199.
Em virtude das doenças oportunistas que incidem mais no período do frio (gripe, resfriado, pneumonia e meningite) também é essencial tomar medidas simples, como evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além de higienizar frequentemente as mãos.