Universidade de Guarujá promove mutirão sustentável e serviços de saúde gratuitos

Créditos: Divulgação/Unoeste

Saúde e sustentabilidade estarão lado a lado com a primeira edição do Mutirão EcoSaúde Guarujá. O evento ocorre neste sábado (11/11), das 8h às 17h e é organizado pela Unoeste e serão disponibilizados serviços de saúde, além da arrecadação de eletrônicos e eletrodomésticos que já não tenham mais utilidade.

Segundo a universidade, o principal objetivo é conscientizar a comunidade sobre a necessidade de descartar corretamente os resíduos eletrônicos. O pró-reitor de Extensão e Ação Comunitária da Unoeste, Adilson Eduardo Guelfi fala sobre a realização do evento e do trabalho que a universidade promove em prol da sustentabilidade.

“Em seus 51 anos de existência, a Unoeste tem se empenhado em fortalecer a responsabilidade social nas comunidades em que está inserida. Desde sua chegada a Guarujá, a Unoeste tem cumprido seu compromisso de promover uma melhor qualidade de vida para à população desta cidade e do litoral”, conta.

“Portanto, o 1º Mutirão EcoSaúde Guarujá, que além de oferecer serviços de saúde à população, também incluirá o Mutirão do Lixo Eletrônico, certamente representará mais um marco para Guarujá e região, algo essencial para a conscientização da sustentabilidade que tem impacto em nossa rotina, e que exige que nós, como cidadãos, colaboremos para o futuro do nosso planeta e das gerações vindouras. Continuaremos a aprimorar a vida das pessoas por meio do conhecimento, bem como por meio de exemplos e ações práticas que nos tornem agentes ativos de uma mudança positiva”.

Mais atividades

A programação envolverá não apenas as comunidades no entorno da Unoeste como também escolas da cidade, conforme explica o professor universitário e artista plástico Josué Pantaleão da Silva, que coordena as atividades culturais do 1º Mutirão EcoSaúde Guarujá.

“Algumas escolas participarão de uma gincana de arrecadação de lixo eletrônico. Iremos deixar pontos de coleta e a escola que mais arrecadar vai ganhar um prêmio. Além disso, no dia do evento, haverá oficina de arte para ensinar as crianças a produzirem esculturas com os materiais. A intenção é mostrar que é possível transformar lixo em arte e conscientizar para não descartar no meio ambiente”.

Durante o evento, os alunos do curso de Medicina da Unoeste realizarão atendimentos voltados à promoção da saúde, sob orientação dos professores. Segundo a universidade serão feitos serviços de aferição de pressão arterial e glicemia, peso e altura. O objetivo é estimar a composição corporal de adultos e estado nutricional de crianças e orientações a respeito do descarte correto de materiais perfurocortantes, de alimentação saudável, introdução alimentar, realização de atividade física.

Para aderir à campanha, os moradores podem levar ao campus da Unoeste os produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos que desejam descartar. O Mutirão receberá fones de ouvido, celulares, televisores e até mesmo geladeiras, entre outros. ABREE estabelecerá um ponto de recebimento e os munícipes que efetuarem o descarte dos resíduos participarão de um sorteio de bicicletas.

O 1º Mutirão EcoSaúde Guarujá ocorre no Campus Unoeste, localizado na Rua Albertino Pedro, 75, na Enseada.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS