Universidade de Santos classifica três nadadores para Olímpiadas de Paris; Seletivas continuam

O primeiro dia de finais da Seletiva Olímpica Brasileira (Troféu Brasil 2024) foi de grandes conquistas para a equipe Sênior da Natação Unisanta, na segunda-feira (6). No total, foram quatro medalhas, sendo três de ouro e uma de prata, e três passaportes carimbados para as Olímpiadas 2024. Mafe Costa, Gabi Roncatto e Guilherme Cachorrão garantiram os índices olímpicos.

As disputas seguem até dia 11 de maio, no Centro de Treinamento Olímpico da Aeronáutica, no Rio de Janeiro.

As primeiras medalhas da Unisanta vieram da dobradinha entre Mafe Costa e Gabi Roncatto, nos 400m livre. Mafe nadou abaixo do índice olímpico ao terminar em 4m06s11, garantindo o ouro, sua vaga para Paris-2024 e novo recorde do campeonato. Já Gabi conquistou o segundo lugar (4m09s00) e também se garantiu nas Olímpiadas, com o índice da salvaguarda. Na mesma prova, Beatriz Dizotti alcançou o quinto lugar, com 4m13s36.

Nos 400m livre masculino, Guilherme Cachorrão – que já tinha o índice olímpico de salvaguarda –, também garantiu sua vaga para Paris-2024 e conquistou o ouro, com 3m46s90. Classificado para sua segunda Olímpiadas, ele avaliou sua prova.

“Eu queria nadar muito mais rápido. Esse tempo não condiz com o que eu treinei e com o que eu tenho que fazer. Agora é melhorar para a Olimpíada”, completou.

A veterana Daynara de Paula fez 1m00s00 para conquistar o ouro nos 100m borboleta. Na mesma prova, Stephanie Balduccini ficou em quarto lugar, com 1m00s21.

Mesmo sem conquistar o índice olímpico na prova, a experiente Daynara atingiu o primeiro lugar e comentou o resultado decidido nos instantes finais.

“Por mais que tenha muita experiência aqui em mim, meu traje rasgou faltando 10 minutos e deu um mega desespero. Demorei pra entrar na prova, mas deu tudo certo. Foi bom, eu consegui ganhar, pontuar pro meu time e honrar o meu técnico que está sempre me apoiando”, explicou.

Nos 100m peito, Evandro Silva e Henrique Borges alcançaram o sexto e oitavo lugar, com 1m01s94 e 1m02s80, respectivamente.

Ao final do primeiro dia de disputas, a Unisanta ocupou a primeira colocação, com 237.50 pontos.

Nesta terça-feira (7), no segundo dia de classificação, oito nadadores cecilianos garantiram vaga para as finais, que serão disputadas a partir das 18h (horário de Brasília).

Serão sete nadadores classificados para as Finais A, e um para a Final B. A primeira prova terá Mafe Costa, Gabi Roncatto, Stephanie Balduccini, Maria Paula Heitmann e Naná Almeida, todas classificadas nos 200m livre. 

O ceciliano Miguel Pereira nadou em 4m26s63 para garantir o terceiro melhor tempo nos 400m medley. Já nos 200m livre, Guilherme Cachorrão garantiu o primeiro lugar, com 1m47s86.

Nos 1500m livre, Beatriz Dizotti já está classificada para a bateria com os oitos melhores tempos da prova, programada para à noite, a partir das 18h (horário de Brasília). Pela manhã, nadaram na série 2 as cecilianas Manuela Correa e Dani Roncatto, que terminaram com 17m22s03 e 17m41s79, respectivamente.

Para as Finais B, que valem pontos para a Unisanta, o ceciliano Felipe Ribeiro (200m livre) está classificado. As eliminatórias e finais são transmitidas nos canais do Youtube Swim Channel, Time do Brasil e SporTV 2, a partir das 18h.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS