A usina Hidrelétrica de Itatinga, em Bertioga, que fornece energia para o Porto de Santos, será leiloada ainda este ano. A informação foi anunciada pelo Presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, durante o 2º Encontro Nacional do Associativismo, na Associação Comercial de Santos.
O evento, que aconteceu nesta segunda-feira (25), integra as comemorações do centenário do prédio histórico da ACS.
De acordo com a Autoridade Portuária de Santos (APS), o edital de chamamento público nº 03/2024 foi lançado em agosto do ano passado com o objetivo de que estudos fossem doados à Autoridade Portuária de Santos (APS) para subsidiar a modelagem da futura concessão do complexo de Itatinga.
No projeto doado à APS, foi abordada a questão de viabilidade de produção de hidrogênio verde a partir da energia renovável proveniente da PCH (Pequena Central Hidrelétrica) Itatinga. As sugestões incluem a diversificação da energia produzida no complexo e gestão turística e ambiental da vila.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
Na época, Pomini afirmou que o chamamento era um “marco na busca da geração de hidrogênio verde no País”.
Na proposta também estava, para a vila, levantamento das condições das edificações, trilhas e acessos, para a exploração ecoturística e projetos de cunho socioambiental.
No momento, de acordo com a APS, o projeto está na fase de análise técnica. Após isso, serão tomadas as decisões finais.
Em nota, a Autoridade Portuária afirmou que o objetivo “é realizar um procedimento licitatório que contemple a repotencialização da usina; a geração de hidrogênio verde; o aproveitamento turístico e a ampliação dos programas de preservação ambiental”.



