RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Usina Subterrânea do complexo Henry Borden recebe novo equipamento tecnológico

A modernização faz parte das melhorias que contemplam os 100 anos da instituição. As válvulas esféricas são como registros gigantes que controlam o fluxo de água que alimenta as seis unidades geradoras da usina subterrânea do Complexo Henry Borden. Cada válvula esférica pesa em torno de 60 toneladas, e sua chegada à usina, assim como sua troca, exige um planejamento logístico minucioso.

O grande desafio fica por conta da etapa de substituição dessas válvulas. É necessário interromper a operação das seis unidades geradoras da usina subterrânea, pois o túnel que as alimenta precisa ser drenado. Para que isso ocorra, as comportas da tomada d’água devem ser fechadas, barrando toda a água do reservatório do Rio das Pedras. Todo esse processo deve ocorrer dentro de um período de 48 horas.

Sobre a Henry Borden

O complexo localizado no sopé da Serra do Mar, em Cubatão, é composto por duas usinas de alta queda (720 m), denominadas de Externa e Subterrânea, com 14 grupos de geradores acionados por turbinas Pelton, perfazendo uma capacidade instalada de 889MW, para uma vazão de 157m 3 /s. Desde outubro de 1992, a operação desse sistema vem atendendo às condições estabelecidas na Resolução Conjunta SMA/SES 03/92, de 04/10/92, atualizada pela Resolução SMA-SSE-02, de 19/02/2010, que só permite o bombeamento das águas do Rio Pinheiros para o Reservatório Billings para controle de cheias, reduzindo em 75% aproximadamente a energia produzida em Henry Borden.

Usina Subterrânea

A Usina é composta de seis grupos geradores, instalados no interior do maciço rochoso da Serra do Mar, em uma caverna de 120 m de comprimento, 21 m de largura e 39 m de altura, cuja capacidade instalada é de 420MW.

O primeiro grupo gerador entrou em operação em 1956. Cada gerador é movido por uma turbina Pelton acionada por quatro jatos d’água.

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.