A vacinação contra a covid-19, gripe e demais doenças permanece durante todo o fim de semana em Praia Grande. Os munícipes que precisarem atualizar a caderneta de vacinação podem se dirigir ao
Centro de Especialidades Médicas e Ambulatoriais (Cemas – Rua Thomé de Souza, 1.313, Bairro Aviação) neste sábado (9) e domingo (10), das 9 às 15 horas.
Campanha Nacional de Multivacinação se encerrou na última semana. Porém, continuam disponíveis as vacinas de rotina do calendário anual de vacinação do Ministério da Saúde, como poliomielite, BCG, sarampo, hepatite, entre outras.
Ocorre ainda a vacinação contra o HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano, que pode causar câncer), sendo esta destinada para quem possui de 9 a 14 anos. Também segue sendo ofertada a vacina
contra a meningite para crianças menores de 5 anos. Já a meningocócica ACWY está disponível para quem tem de 11 a 14 anos.
As vacinas contra a gripe permanecem à disposição da população praia-grandense acima dos seis meses. A dose da vacina contra a influenza é trivalente e imuniza contra três tipos de vírus de gripe: H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin.
Covid-19 – A vacinação contra a covid-19 recebeu uma atualização nesta sexta-feira (8). Atendendo a recomendação do Ministério da Saúde e do Governo do Estado, Praia Grande está realizando a aplicação da segunda dose de reforço da vacina bivalente para pessoas com 60 anos ou mais e indivíduos imunocomprometidos acima de 12 anos.
Para tomar a vacina bivalente, é necessário apresentar comprovante de vacinação das doses anteriores, documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência. As pessoas imunocomprometidas deverão apresentar também laudo ou receita que comprove a condição de saúde.
Veja abaixo as doses indicadas contra a covid-19 para todas as faixas etárias:
– 1ª, 2ª e 3ª doses (esquema primário) para bebês de 6 meses a 2 anos;
– 1ª e 2ª doses (esquema primário) para crianças acima de 3 anos;
– 1º reforço para pessoas acima de 5 anos;
– 1º reforço para crianças de 3 e 4 anos que receberam duas doses de
Coronavac;
– 2º reforço para pessoas com mais de 18 anos e imunossuprimidos entre
12 e 17 anos;
– Bivalente (1º reforço): pessoas acima de 18 anos, indivíduos com
comorbidades, deficiência e imunossuprimidos maiores de 12 anos e
gestantes e puérperas acima de 12 anos;
– Bivalente (2º reforço): pessoas com 60 anos ou mais e
imunocomprometidos acima de 12 anos.
Usafas – A vacinação retorna para as Unidades de Saúde da Família
(Usafas) na próxima segunda-feira (11), das 9 às 16 horas.