Sábado é dia de proteger a saúde no Morro da Nova Cintra. A Policlínica Nova Cintra (Rua José Ozéas Barbosa, s/nº) será ponto de vacinação neste sábado (2), das 9h às 15h30, com foco na ampliação da cobertura vacinal contra dengue, sarampo (dose zero) e gripe. Além disso, outras vacinas de rotina também estarão disponíveis — exceto a BCG (que segue programação específica de segunda a sexta) e a da covid-19 para crianças até 11 anos.
As vacinas seguem o calendário nacional de imunização e são aplicadas conforme a faixa etária. Mais informações podem ser consultadas em: gov.br/saude/vacinacao/calendario.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
Alerta para baixa adesão à dose zero do sarampo
Em um mês de aplicação da dose zero do sarampo em Santos, apenas 324 crianças foram vacinadas, o que representa 25,17% do público-alvo estimado em 1.287 bebês entre 6 e 11 meses. Apesar de leve crescimento ao longo do mês, o índice ainda é considerado baixo.
A chamada “dose zero” busca garantir proteção precoce a uma doença que pode ser letal, especialmente em bebês com o sistema imunológico mais frágil, além de fortalecer a barreira de contenção contra a reintrodução do vírus no Brasil.
Dengue: risco de casos graves sem segunda dose
A vacina contra a dengue está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O esquema completo prevê duas doses, com intervalo de 90 dias. Em Santos, cerca de 3,3 mil jovens já poderiam ter recebido a segunda aplicação, mas ainda não retornaram, permanecendo vulneráveis à doença.
A cidade já contabiliza 4.032 casos de dengue em 2025, com pico nos meses de abril e maio e quatro mortes. Em julho, foram registrados 70 novos casos.
Gripe: cobertura abaixo do ideal nos grupos prioritários
A vacina contra a gripe está disponível para toda a população a partir dos 6 meses de idade. O Ministério da Saúde prioriza a imunização de crianças pequenas, idosos e gestantes. Em Santos, foram aplicadas 126.833 doses neste ano. A cobertura entre idosos chega a 50,74%; entre gestantes, 40,86%; e entre crianças, 37,50%.
Documentação necessária
Para se vacinar, é preciso apresentar um documento com foto, CPF e a carteirinha de vacinação, se disponível.



