RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Vacinação no Morro da Nova Cintra neste sábado amplia combate à dengue, sarampo e gripe

Foto: Prefeitura Municipal de Santos

Sábado é dia de proteger a saúde no Morro da Nova Cintra. A Policlínica Nova Cintra (Rua José Ozéas Barbosa, s/nº) será ponto de vacinação neste sábado (2), das 9h às 15h30, com foco na ampliação da cobertura vacinal contra dengue, sarampo (dose zero) e gripe. Além disso, outras vacinas de rotina também estarão disponíveis — exceto a BCG (que segue programação específica de segunda a sexta) e a da covid-19 para crianças até 11 anos.

As vacinas seguem o calendário nacional de imunização e são aplicadas conforme a faixa etária. Mais informações podem ser consultadas em: gov.br/saude/vacinacao/calendario.

Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram

  Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo

  Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos

Alerta para baixa adesão à dose zero do sarampo

Em um mês de aplicação da dose zero do sarampo em Santos, apenas 324 crianças foram vacinadas, o que representa 25,17% do público-alvo estimado em 1.287 bebês entre 6 e 11 meses. Apesar de leve crescimento ao longo do mês, o índice ainda é considerado baixo.

A chamada “dose zero” busca garantir proteção precoce a uma doença que pode ser letal, especialmente em bebês com o sistema imunológico mais frágil, além de fortalecer a barreira de contenção contra a reintrodução do vírus no Brasil.

Dengue: risco de casos graves sem segunda dose

A vacina contra a dengue está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O esquema completo prevê duas doses, com intervalo de 90 dias. Em Santos, cerca de 3,3 mil jovens já poderiam ter recebido a segunda aplicação, mas ainda não retornaram, permanecendo vulneráveis à doença.

A cidade já contabiliza 4.032 casos de dengue em 2025, com pico nos meses de abril e maio e quatro mortes. Em julho, foram registrados 70 novos casos.

Gripe: cobertura abaixo do ideal nos grupos prioritários

A vacina contra a gripe está disponível para toda a população a partir dos 6 meses de idade. O Ministério da Saúde prioriza a imunização de crianças pequenas, idosos e gestantes. Em Santos, foram aplicadas 126.833 doses neste ano. A cobertura entre idosos chega a 50,74%; entre gestantes, 40,86%; e entre crianças, 37,50%.

Documentação necessária

Para se vacinar, é preciso apresentar um documento com foto, CPF e a carteirinha de vacinação, se disponível.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS